O sistema de metrô mais longo do mundo por extensão da rede é o metrô de Xangai. O maior provedor único de serviços de metrô do mundo em número de estações (472 estações no total) é o metrô de Nova York.
A maior malha está localizada em São Paulo, com 377,2 quilômetros e 187 estações somando as linhas de metrô, trens urbanos e monotriho. Em 2º lugar fica o Rio de Janeiro, com uma rede integrada de 287,5 quilômetros. No Sudeste, outra capital que conta com o modal é Belo Horizonte.
A linha 3-vermelha do Metrô, que no ano passado transportou 283 milhões de pessoas, tem o maior número de passageiros por quilômetro entre os principais representantes desse tipo de transporte do mundo.
1 – Berlim, Alemanha. Uma extensa rede de metrô, com 175 estações em nove linhas, é um dos motivos pelos quais a cidade de Berlim, na Alemanha acabou em primeiro lugar no ranking.
Com o maior metrô do mundo em seus mais de 831 km de extensão, Xangai garantiu uma aprovação de 91%, dos usuários que responderam a pesquisa. A rede da cidade perde apenas para Nova York em número de estações.
O sistema de metrô mais longo do mundo por extensão da rede é o metrô de Xangai. O maior provedor único de serviços de metrô do mundo em número de estações (472 estações no total) é o metrô de Nova York.
Em apenas 15 anos, a China já construiu quilômetros de ferrovias de alta velocidade suficientes para circundar a Terra. O País também foi o primeiro a implementar um sistema maglev de trem, com serviço comercial em Xangai, com potência para até 431 km/h.
No mundo, a estação de metrô mais profunda é a Arsenalna que está localizada em Kiev, na Ucrânia, a 105,5m de profundidade. Considerada uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade da América Latina, a Linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona e será operada pela Linha Uni por 19 anos.
São Paulo, 2 de maio de 2023 – De acordo com a pesquisa 'O Melhor de São Paulo', divulgada no último dia 30, o Metrô de São Paulo foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade.
Agora, além de mais uma opção de locomoção para os moradores locais, o Almaty Metro já se tornou um ponto turístico da cidade. Como é possível notar pelas fotos, muitas pessoas estão frequentando o local por passeio. Aliás, se você algum dia estiver pelo Cazaquistão, também não deve deixar de conferir essa atração.
Com um sistema moderno e eficaz, a Linha 1-Azul desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana de São Paulo, contribuindo para a integração e o desenvolvimento da cidade.
Desta lista, o Metrô da capital mineira é o menor e mais enxuto. O sistema é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (STU/BH).
São 62 duas estações, distribuídas em 84,3 quilômetros de vias férreas, constituindo a maior infraestrutura metroviária do Nordeste, atendendo mais de 56 mil pessoas todos os dias, nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.
Hoje, os trens mais rápidos do Brasil são os da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os da Trensurb, de Porto Alegre. Ambos atingem uma velocidade de 90 km/h. O Trem Intercidades, que está em fase de implantação, tem tudo para quebrar esse recorde.
Estamos falando do metrô de Doha, um sistema de transporte elegante que se encarregou de levar os torcedores aos seus destinos durante a Copa do Mundo de futebol que acontece no Catar. Construída principalmente no subsolo e em toda a capital do país e seus subúrbios, a rede está em operação desde 2019.
Os números superam a estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, que tem 41,5 metros de profundidade. Entretanto, o recorde mundial da estação de metrô mais profunda é a de Arsenalna, que está localizada em Kiev, na Ucrânia, com 105,5 metros de profundidade.
Entre esses projetos, o Terminal de Ônibus de Vila Mariana se destaca. A Estação Sé foi inaugurada em 1978 e fornece a ligação entre as linhas 1–Azul e 3–Vermelha do Metrô. Esta é a maior estação de toda a rede, sendo capaz de servir cem mil passageiros por hora.
O Shanghai Maglev parte do Aeroporto Pudong, em Xangai, e cobre a distância de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos. A velocidade máxima pode chegar a 460 km/h! Com tecnologia alemã, o Maglev está em operação há mais de 10 anos na China.
À primeira vista, o título que o Glacier Express usa para se promover pode até ser contraintuitivo. Afinal, esse famoso passeio pelas montanhas da Suíça faz questão de se proclamar o “trem expresso mais lento do mundo”.
Embora grande parte da rede sirva as regiões mais populosas de Honshu, a maior ilha do Japão, longos túneis marítimos permitem que trens-bala circulem por centenas de quilômetros até Kyushu, no extremo sul, e Hokkaido, no norte.