Miligrama (mg): corresponde à milésima parte do grama (ou seja, 1 grama dividido por mil). Elementos como cálcio, zinco, potássio, sódio e vitamina C são dados nesta unidade de medida.
Um miligrama (cuja abreviação é mg) corresponde à milésima parte do grama ou 1/1.000 g. Um micrograma (cuja abreviação se faz com a letra gregra mícron, µg) equivale à milionésima parte do grama ou 1/1.000.000 g. Um nanograma (ng) é ainda menor: equivale a 1/109 g.
O grama (g) possui o que conhecemos como múltiplos — unidades de medida utilizadas para representar a massa de objetos com massa maior que o grama, são eles: o decagrama (dag) o hectograma (hg) o quilograma (kg)
Tenho dúvidas sobre miligramas então Gostaria de saber o que maior 2 mg ou 0,5 mg, qual dessas dosagem seria mais forte ? Olá, tudo bem? 2 mg é maior a dosagem em comparação a 0,5 mg.
Como calcular 2 mg por kg? Multiplica-se a dosagem por kg (2 mg) pelo peso do paciente em kg. Por exemplo, para um paciente de 70 kg, seria 2 mg x 70 kg = 140 mg.
As medidas mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. Também existem os submúltiplos, decigrama, centigrama e miligrama, para medir objetos que possuem massa menor.
Portanto, um miligrama é um milésimo de um milésimo de um quilograma, e um mililitro é um milésimo de um litro. Observe que há um milésimo a mais na unidade de peso. Portanto, deve haver 1.000 miligramas em um mililitro, o que torna a fórmula de conversão de mg para mL igual a: mL = mg / 1000.
No dia a dia é comum utilizarmos a palavra “quilo” para nos referir ao quilograma, que é representado pelas letras kg. Já outra unidade conhecida é o grama, sendo simbolizada pela letra g. O quilograma é também a unidade de massa padrão utilizado pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).
Para saber como calcular a dose de medicamento pediátrico, sempre considere a relação de mg/Kg/dia (miligramas/quilo/por dia). Isso porque é preciso pensar sempre no peso da criança para não prescrever uma dosagem excessiva.