O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.
Desde 2014, a campanha brasileira de conscientização sobre a importância do tema é divulgada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2024, o lema é: Se precisar, peça ajuda! As diversas ações em desenvolvimento podem ser conferidas no site da campanha.
SETEMBRO AMARELO - Entenda a Importância desta Campanha
Qual o objetivo de trabalhar o Setembro Amarelo nas escolas?
A abordagem do Setembro Amarelo nas escolas desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental, prevenção ao suicídio e na construção de ambientes educacionais mais empáticos e acolhedores.
O Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.
O que o laço amarelo significa? Não há uma resposta única, mas o adereço é usado já há algumas décadas como um símbolo de solidariedade a famílias de pessoas feitas reféns ou de soldados que estão longe de casa servindo aos seus países combatendo em guerras.
Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
Nesse contexto, o laço amarelo acabou sendo escolhido como símbolo da organização. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Porque o amarelo foi escolhido para representar a campanha?
A iniciativa dos pais de Mike em distribuir fitas amarelas se transformou em um símbolo internacional de esperança e ajuda, incentivando as pessoas a buscarem apoio e a falarem sobre seus sentimentos, com a fita amarela se tornando um ícone reconhecido mundialmente na luta contra o suicídio.
O que fazer para conscientizar as pessoas sobre o Setembro Amarelo?
Conversar com alguém, seja conhecido ou desconhecido, de forma acolhedora e sem críticas já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento.” O voluntário do CVV complementa que muitas vezes as pessoas precisam de acompanhamento médico e/ou psicológico, mas que o serviço do CVV atua em situações de crises como ...
O principal objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre o suicídio. Para isso, pessoas são incentivadas a oferecerem suporte emocional e a busca por ajuda e, com isso, salvar vidas.
O papel do Setembro Amarelo é justamente desmistificar os tabus que envolvem a depressão e outros transtornos que afetam a saúde mental, falando sobre o assunto de maneira aberta e acolhedora.
É a consequência final de um processo. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.
A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil no ano de 2015: um projeto desenvolvido em conjunto com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.
O Setembro Amarelo incentiva as pessoas a falar abertamente sobre os sentimentos, a ouvir atentamente os outros e a oferecer apoio quando necessário. Além disso, a campanha enfatiza a importância de reconhecer os sinais de alerta.
Porque a campanha Setembro Amarelo é importante para a população?
O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, ganha cada vez mais força no Brasil. Com o objetivo de quebrar tabus e reduzir o estigma em torno do tema, a iniciativa busca alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio a quem precisa.
Quebrar os tabus e mitos sobre suicídio são cruciais na palestra setembro amarelo. Por isso, levar de forma simples e clara as ideias têm um papel importante na interação ao realizar palestras e atividades sobre o tema.
Por que a importância de se trabalhar o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo é um lembrete anual da importância de cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio, mas o cuidado deve ser constante. Compartilhe informações, ajude a quebrar o estigma e, se necessário, busque ou incentive a busca de ajuda profissional. A prevenção salva vidas.
Distribua as folhas de papel para cada aluno. Peça para que cada aluno escreva ou desenhe algo que representa um sentimento ou emoção que tenha sentido nos últimos dias. Pode ser algo positivo, como alegria ou gratidão, ou algo desafiador, como tristeza ou ansiedade.