“O impressionante Oncorhynchus rastrosus das eras Mioceno e Plioceno foi o maior salmonídeo que já existiu”, escreveram os cientistas. Os peixes poderiam chegar até o tamanho entre 2,4 e 2,7 metros de comprimento.
O significado de 10/12 Libras é a calibragem dele, pesa em torno de 5,4 kg aproximadamente; Este produto é uma ótima opção para restaurantes, bares, churrascarias, hotéis e restaurantes japoneses, onde você pode criar e fazer as receitas da melhor forma, dando o seu toque especial.
Qual é o melhor salmão? Os melhores são provenientes do Alasca e da Rússia. Se for do Chile,evite, pois metade do salmão consumido no mundo vem de cativeiros chilenos.
Embora no Brasil não seja possível pescar nem produzir salmão, é possível criar trutas, que são peixes da mesma família dos salmões, os salmonídeos. E há espécies de trutas que são muito similares aos salmões, como a truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss).
O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais caro do mundo. Para você ter uma ideia, em um leilão no Japão, ele já chegou a ser vendido a US$ 3 milhões por quilo.
Quer uma receita de supermandíbula? Você vai precisar de um peixe de 4.000 kg, 10 m de comprimento e uma mordida tão forte quanto a de um tiranossauro, capaz de exercer uma pressão equivalente ao peso de mais de 5.500 mil kg.
O que é salmão de verdade? O salmão de verdade é o silvestre, criado livre. Ele nasce na água doce e, na fase adulta, migra para o mar. Por necessitar de águas muito geladas, com temperaturas que variam entre 5º C e 7º C, só é possível encontrá-lo em alguns locais do Norte do globo, como no Alasca, Canadá e Noruega.
Conhecido cientificamente como Oncorhynchus rastrosus, a espécie foi a maior da família dos salmões já registrada, podendo chegar a 2,7 metros, e tinha como aspecto mais curioso dois dentes que se projetavam para fora na parte mais anterior da cabeça.
O salmão não pode ser criado no Brasil, pois precisa de águas muito frias como as da Noruega. Como alternativa, pesquisadores desenvolveram uma técnica que deixa a truta com a cor parecida; daí ser chamada popularmente de truta salmonada.
O salmão antes eu pagava 38 reais, hoje está 44”, disse Nogueira. Segundo a Abipesca, Associação Brasileira da Indústria do Pescado, o aumento do preço está relacionado, em especial, à alta do custo da soja no mercado internacional, grão usado na ração dos peixes e que representa até metade do custo de produção.
Tainha, dourado, pirarucu e tilápia são alternativas gostosas e sustentáveis para não ficar refém de um pescado só. Estrela dos rodízios de sushi, o salmão é chamado por alguns amantes de pescados mais exigentes de “salsicha do mar”. O apelido não é muito lisonjeiro, mas tem lá seu fundo de verdade.
E mostrou interesse em aumentar as exportações de salmão para o Brasil – a Noruega é um grande produtor mundial, mas o Chile é o nosso maior fornecedor.
Aproximadamente 10% de Salmão Real tem uma cor branca, considerado por muitos o melhor salmão do mundo. O Salmão Real tem uma época de pesca mais extensa do que as outras espécies e pode adquirir-se fresco durante nove ou dez meses por ano.
A maior parte do salmão consumido no Brasil é importada do Chile, onde existem fazendas de produção que se desenvolveram após a introdução da espécie no país.
Apesar de ser considerado uma carne bem nutritiva, órgãos como a EPA não recomendam a ingestão de salmão mais de duas vezes por semana. Isso se dá devido a diversos tipos de contaminantes presentes no peixe. E, se for salmão proveniente da aquicultura, esse número passa a uma vez por mês.
Na maioria das vezes, o salmão é um peixe considerado seguro para consumo. Mas quando for consumido cru, é preciso redobrar a atenção com a questão da higiene do local —principalmente idosos, crianças e gestantes, que são mais suscetíveis a complicações de intoxicação alimentar.