Júpiter é um dos oito planetas do Sistema Solar. De acordo com a Nasa, o corpo tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas combinados e, com isso, é o maior do sistema planetário.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno.
Ou seja: Júpiter não gira em uma trajetória cujo centro é o próprio núcleo do Sol. Ele também puxa a estrela um pouquinho, e ambos entram em equilíbrio girando em torno de um ponto gravitacional comum.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Exploração tripulada. Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.
Ganhou esse nome em homenagem ao deus Júpiter, da mitologia romana. É um planeta gasoso, o que significa que não possui uma superfície sólida. Apesar disso, seu núcleo pode ser sólido ou feito de um material pastoso de alta densidade. Tem hidrogênio líquido em seu interior, o que se deve à elevada pressão atmosférica.
Vênus, por sua vez, destaca-se como o planeta mais quente do Sistema Solar, com uma atmosfera densa composta principalmente de dióxido de carbono, criando um efeito estufa sufocante. As temperaturas na superfície venusiana podem atingir impressionantes 465 graus celsius, superando até mesmo Mercúrio.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.
Satélites naturais: estima-se que Júpiter tenha entre 60 e 70 satélites conhecidos. Quatro foram apelidados de Luas Galileanas, pois foram descobertas, em 1610, por Galileu Galilei.
Gigantes gasosos como Júpiter, por exemplo, não têm chance de conter vida em seu interior devido às condições climáticas e ao tipo de atmosfera que possuem.
Já se sabe que as luas de Júpiter e Saturno possuem água, mas não na superfície. Diversos planetas do nosso sistema solar possuem água, mas a Terra é o único corpo celeste do Sistema Solar que possui água líquida na superfície.
Tendo em vista que os planetas gasosos são caracterizados pela ausência de uma superfície sólida contínua, não seria possível pisar sobre esses planetas.
Para cada planeta do Sistema Solar, temos uma idade diferente. Uma pessoa que na Terra tem 10 anos, em Mercúrio teria 41. Em Júpiter, teria menos de um ano!
Júpiter e os planetas mais externos do Sistema Solar estão fora da zona habitável, ou seja, não é possível a existência de água líquida dependendo do calor apenas do Sol. Por isso, esses planetas são quase sempre ignorados na busca por vida.
Complicações. Até hoje, cinco rovers da Nasa já pousaram em Marte, incluindo Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004), Curiosity (2012) e Perseverance (2020). Outras sondas, como da China e da antiga União Soviética, também conseguiram pousar no planeta.
O maior organismo do mundo não é a baleia azul, muito menos a sequoia gigante. O fungo Armillaria ostoyae, também conhecido como cogumelo-do-mel, é o dono do posto e ocupa uma área de cerca de 9 km² na Floresta Nacional Malheur, nos EUA.
Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.
Mais um planeta parecido com a Terra foi encontrado. Chamado LTT 1445 Ac, o exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha a apenas 22 anos-luz de nós, e foi confirmado como o mundo mais próximo do Sistema Solar. Além de ser rochoso, seu tamanho é semelhante ao da Terra.