“A sensação de satisfação, felicidade, relaxamento e bem estar está relacionada principalmente à ação de quatro neurotransmissores: a dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina.
Beijo, sono, riso, doce, silêncio, sexo... A ciência garante que aproveitar as coisas boas da vida (na dose certa, sempre) nos ajuda a ganhar bem-estar e felicidade. Adote os hábitos sugeridos aqui e comprove!
No seu significado mais profundo, é uma canção inesquecível que reverbera nas nossas fibras musculares e nos caminhos que nos intersetam com os outros. É a nota contagiante que pode curar doenças, salvar as nossas relações e o sonho da humanidade.
A condição também pode estar relacionada a outros problemas psiquiátricos e neurológicos, como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química, Parkinson, estresse pós-traumático, distúrbios alimentares e demência, entre outros.
Ou seja, os prazeres naturais são aqueles que afirmam nossa natureza, onde percebemos que os objetos se convertem realmente em prazer; enquanto os prazeres não naturais, sempre desnecessários, são fruto da opinião dos outros sobre o que é prazeroso.
Os desejos naturais e necessários são aqueles que suprimem o sofrimento, como comer quando se tem fome, beber quando se tem sede, ou seja, são os desejos que, quando sanados, mantêm a saúde do corpo.
Os desejos podem ser positivos, no sentido de que o sujeito quer que um estado desejável seja o caso, ou negativos, no sentido de que o sujeito quer que um estado indesejável não seja o caso.
De acordo com o filósofo, o propósito da vida está na busca pelo prazer e, consequentemente, na diminuição da dor. O prazer move os desejos, paixões e é caracterizado pela suavidade. Por isso, as pessoas devem descobrir todas as formas que proporcionam sentimentos prazerosos e, assim, conquistar a felicidade.
O prazer se refere a um certo tipo de experiência enquanto o bem-estar tem a ver com o que é bom para uma pessoa. Muitos filósofos concordam que o prazer é bom para uma pessoa e, portanto, é uma forma de bem-estar.
Quais são os desejos não naturais e desnecessários?
Desejos não naturais e não necessários são aqueles que se descolam cada vez mais da terra e atingem reinos que não existem. Dinheiro, nosso novo deus, fama, glória, santidade. Curtidas no facebook, por que não? Estes objetos são vazios, alienam, nos impedem de atingir uma vida natural e de prazeres.
Porque não sinto vontade de sair? Embora seja um sentimento pouco prazeroso, a falta de ânimo é comum. Ele aparece em decorrência da insatisfação crescente em relação a alguma coisa. Pode ser um objetivo profissional, propósito de vida, projeto pessoal, relacionamento, conflitos familiares ou a mesmice do dia a dia.
Viver no automático e a perda da alegria de fazer as coisas que antes causavam prazer podem ser indicativos de um quadro depressivo. É importante a ajuda de profissionais da saúde mental: Psicólogo, Neurologista, Psiquiatra, para uma avaliação e encaminhamentos.
Contudo, não significa que a pessoa esteja se sentindo bem. A depressão atípica também é chamada de depressão sorridente porque, embora a pessoa sinta uma profunda tristeza, ela continua demonstrando energia para viver e, como dito, se mostra até mesmo alegre em alguns momentos.
São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo. Se eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor.
Felicidade e alegria profundas e duradouras são o resultado natural de operar a partir dos valores espirituais de cuidado, compaixão, bondade e integridade. Já o prazer é um sentimento momentâneo que vem de algo externo – uma boa refeição, nosso estoque subindo, fazendo amor e assim por diante.
São coisas simples, como cozinhar o seu prato favorito, ler algumas páginas de um livro interessante, tomar um banho caprichado com uma playlist animada, ver um filme divertido no cinema ou simplesmente dar uma volta por conta própria, só para se distrair.
A atividade física e o exercício regular estão no topo da lista para alcançar felicidade. Estudos mostram consistentemente uma relação entre ser fisicamente ativo e aumentar o bem-estar subjetivo, também conhecido como felicidade. Pesquisas sugerem que caminhar 30 minutos por dia pode melhorar sua saúde.
1João 2:15-17 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês. Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens.
Na teoria psicanalítica, o princípio do prazer, que representa o desejo instintivo de satisfação, é modificado pelas solicitações do mundo exterior, ou seja, pelo princípio da realidade. O princípio do prazer constitui uma energia interna enorme à qual se opõe o princípio da realidade.
Ele proporciona prazer quando a lembrança vem acompanhada da esperança de atingir novamente esse prazer (34c-35d). Esta dualidade entre corpo e alma explica, segundo Platão, a possibilidade que temos de experimentar, simultaneamente, sentimentos opostos e paralelos.