Os principais símbolos olímpicos são os anéis olímpicos, o lema olímpico, a tocha olímpica, as medalhas olímpicas e a mascote olímpica. Os anéis são o mais importante desses símbolos, caracterizados por cinco anéis interligados que representam cinco continentes.
Os cinco anéis olímpicos que simbolizam os jogos têm as mesmas dimensões entre si e estão entrelaçados em um fundo branco, como descreve o Comitê Olímpico Internacional (COI) – organização que supervisiona os Jogos Olímpicos e é a líder do movimento olímpico.
Os anéis olímpicos são divididos em cinco cores diferentes, com cada cada uma delas representando um dos continentes. Dessa forma, o azul representa a Europa, o amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas.
A Phryge Olímpica é um gorro frígio (uma espécie de touca), um dos emblemas mais representativos da Revolução Francesa. Já o rosto dos Jogos Paralímpicos é outro chapéu idêntico, mas com perna protética. Esses mascotes têm formato cônico, com extremidade curva e são vermelhos.
O gorro frígio tem uma longa história, sendo usado desde os tempos da Revolução Francesa e frequentemente associado à figura de Marianne, símbolo da República Francesa.
- Lema: "Ouvrons Grand les Jeux", que em português significa "Vamos abrir os Jogos para todos", é o lema de Paris-2024 e resume o sonho e a ambição de deixar o mundo inteiro sem palavras. No idioma francês, o slogan soa quase igual à expressão popular "Vamos abrir bem os olhos" ("Ouvrons Grand les Yeux").
Quais são os 7 símbolos olímpicos explique o significado de cada um deles?
Os anéis entrelaçados são de cores diferentes, que representam cada continente, sendo o azul: Europa, amarelo: Ásia, preto: África, verde: Oceania e vermelho: as Américas. Ao final de cada edição dos Jogos, a Bandeira Olímpica é passada para a próxima cidade-sede como uma expressão simbólica.
Os valores atribuídos por Coubertin ao movimento olímpico foram: igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência.
O Lema Olímpico Citius, Altius, Fortius, que em latim significa "mais rápido, mais alto, mais forte", foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris.
Os anéis olímpicos foram desenhados, inicialmente, pelo francês Pierre de Coubertin, e apareceram publicamente pela primeira vez em 1913. Desde o começo, o símbolo consiste em um fundo branco com cinco anéis entrelaçados: azul, amarelo, preto, verde e vermelho.
Pierre de Coubertin tornou-se conhecido como o fundador do Movimento Olímpico e dos Jogos Olímpicos Modernos. O francês nasceu no dia primeiro de janeiro de 1863 e morreu aos 74 anos, no dia 2 de setembro de 1937 em Genebra. Coubertin herdou seu amor pela arte do seu pai, Charles-Louis, um respeitado pintor de igrejas.
Feita de ouro maciço, a Medalha Pierre de Coubertin não tem relação com o desempenho esportivo, mas com demonstração de ética, humanidade e esportividade em situações de alto grau de dificuldade durante os Jogos Olímpicos. A medalha é considerada a mais alta honraria do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Os anéis olímpicos são um dos símbolos mais conhecidos das Olímpiadas. Idealizados em 1913 pelo barão Pierre de Coubertin, a junção dos cinco aros representa a união dos cinco continentes, a atividade do Movimento Olímpico e o encontro de atletas de todo o mundo, de acordo com Comitê Olímpico Internacional (COI).
Qual será o slogan oficial das Olimpíadas de 2024?
Com seus ricos detalhes, são o retrato onírico de uma cidade-estádio, ecoando o nosso slogan “Jogos Amplamente Abertos” e refletindo a ambição do nosso projeto: trazer o esporte para a cidade.
Olimpíada de Paris nem começou e já derrubou o slogan "Jogos para Todos" Os jogos olímpicos de Paris nem começaram e já têm um derrotado, o slogan "Jogos Para Todos".
O tema oficial dos Jogos de Paris 2024 foi revelado nesta quarta-feira. Entitulada "Parade" (Desfile), a composição do diretor musical Victor le Masne, que combina sons sinfônicos e eletrônicos, foi executada ao vivo pela Orquestra de Marselha, no Palais du Pharo, na cerimônia da chegada da tocha olímpica.
Criado pelo francês Pierre de Coubertin em 1914, os aros foram criados para representar a união dos cinco continentes, e cada anel simboliza um deles: azul, a Europa; preto, a África; vermelho, as Américas; amarelo, a Ásia; e verde a Oceania.
Os cinco anéis da bandeira olímpica representam os cinco continentes habitados do mundo, as Américas contando como só um continente e a Europa e a Ásia como dois separados. Além deles, também estão representadas a África e a Oceania.
O Smiley Phryge (pronunciado, no estilo francês, como “Free-juh”) representa o que é conhecido como boné frígio, baseado em bonés semelhantes usados pelos revolucionários franceses do século 18, que o viam como um símbolo de liberdade.
Durante as cerimônias de premiação dos vencedores da Olimpíada de Paris 2024, os atletas que vão ao pódio, além de receber as medalhas, recebem um presente adicional, que deixa o público curioso: uma caixa de aproximadamente quarenta centímetros. Quanto cada atleta ganha por medalha olímpica?
A cerimônia da abertura da Olimpíada teve um personagem mascarado, que apareceu em dezenas de momentos, mas não teve a identidade revelada inicialmente. A pessoa que estava por trás da máscara era Floriane Issert, suboficial de uma guarda militar subordinada ao Ministério da Defesa da França.