Qual é o mais importante fundamento da psicopedagogia?
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
A psicopedagogia é uma das possíveis abordagens da situação educacional, a que leva em consideração seus componentes psicológicos: característicos dos indivíduos e dos grupos, relações professores-alunos, articulação dos conteúdos e dos métodos com os processos individualizados de aprendizagem, etc.
Quais são os três fundamentos teóricos da psicopedagogia?
Na contemporaneidade, observa-se que a psicopedagogia pauta-se, em três fundamentações teóricas, na psicanálise, no associacionismo e no construtivismo.
O trabalho do psicopedagogo é analisar os processos de ensino-aprendizagem e como os fatores psicológicos influenciam eles, com o objetivo de buscar melhores formas ou estratégias de assimilação de conhecimento. Como cada pessoa é única, esse tipo de orientação também precisa ser personalizada.
A psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.
O que fundamenta o trabalho da psicopedagogia na atualidade?
Hoje, a psicopedagogia trabalha com uma concepção de aprendizagem com um equipamento biológico com disposições afetivas e intelectuais que interferem na forma de relação do sujeito com o meio, sendo que essas disposições influenciam e são influenciadas pelas condições socioculturais do sujeito e do seu meio.
A Psicopedagogia surge para atender a uma demanda específica de auxílio à superação das dificuldades de aprendizagem, atuando de forma preventiva e terapêutica2. A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção.
O objetivo do profissional é identificar possíveis problemas nesse processo, dedicando-se à orientação sobre a prevenção desses e atuando no processo educacional para o acompanhamento, diagnóstico e até mesmo correção das patologias do aprendizado.
O professor Jorge Visca é considerado o pai da psicopedagogia no Brasil. Ele foi um dos responsáveis pela difusão da psicopedagogia tanto em nosso país quanto no mun- do. Ele desenvolveu a epistemologia convergente, modelo formulado para a atuação psicopedagógica.
O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber.
A Psicopedagogia seria um campo de saber que promove pesquisas e métodos que visam, em última instância, sanar ou amenizar as dificuldades de aprendizagem. Por fim, segundo Bossa, há uma conotação da Psicopedagogia que se refere ao saber científico, ou seja, compreende-a como uma ciência teórica.
A Psicopedagogia vem buscando entender os problemas de aprendizagem que cada vez mais estão presentes nas escolas, onde, muitas vezes não se compete a comportamentos inadequados das crianças, mas sim, a dificuldades e transtornos que acabam interferindo no desenvolvimento escolar.
De maneira geral, a atuação do psicopedagogo está ligada ao processo de aprendizagem. A proposta define que a principal função deles é a realização de diagnósticos e intervenções exclusivamente psicopedagógicas.
Quais são os principais teóricos da Psicopedagogia?
Continuando o estudo das teorias de aprendizagem que influenciaram a psicopedagogia, vamos abordar neste módulo o construtivismo, numa perspectiva dos três autores que mais contribuíram para seu desenvolvimento: Piaget, Vygotsky e Wallon.
Quais as teorias que embasam o trabalho psicopedagógico?
São elas: a Psicologia Genética de Jean Piaget, a Psicanálise de Freud e a Psicologia Social de Pichon-Rivière. Posteriormente, muitas outras teorias contribuíram e enriqueceram a teoria psicopedagógica, tais como a teoria de Vygotsky, a psicogênese da língua, tão bem defendida por Ana Teberosky e Emília Ferreiro.
Um dos principais objetivos da Psicopedagogia Clínica é a investigação e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem do sujeito, sendo elas, crianças, adolescentes, adultos ou idosos, buscando compreender seu processo de aprendizagem e possíveis dificuldades que possam nortear seu aprender no decorrer do próprio dia ...
A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.
Esta é a entrevista operativa centrada na aprendizagem, mais conhecida como Eoca. É uma atividade de avaliação psicopedagógica ideal para "quebrar o gelo" inicial e fornecer informações ao psicopedagogo sobre a personalidade, as preferências e o conhecimento prévio do aprendente.
O papel do psicopedagogo é examinar fatores emocionais, cognitivos e sociais que podem influenciar o processo de aprendizagem. Portanto, a psicopedagogia pode ser vista como uma disciplina holística. O foco não é tratar apenas os sintomas das dificuldades de aprendizagem, mas também suas causas subjacentes.
Quais são as três áreas que fundamentam a psicopedagogia?
A Psicopedagogia é a área da ciência constituída pela junção de dois conhecimentos fundamentais ao desenvolvimento humano: a Psicologia e a Pedagogia. Além disso, ainda recebe influências de outras áreas, como a psicanálise, a linguística, a semiótica, a neuropsicologia e a psicofisiologia.
O respeito e a dignidade na relação profissional são deveres fundamentais do psicopedagogo para a harmonia da classe e manutenção do conceito público. O psicopedagogo está obrigado a guardar segredo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência do exercício de sua atividade.
O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.