Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.
Pacífico: ponto Challenger Deep, na Fossa das Marianas, com 10.984 metros. Atlântico: ponto Milwaukee Deep, na Fossa de Porto Rico, com 8.378 metros. Antártico: Ponto Factorian Deep, na Fossa Sandwich do Sul, com 8.265 metros. Índico: Fossa de Java, com 7.187 metros.
Qual a maior profundidade que o homem já chegou no mar?
A maior profundidade que o ser humano já atingiu no fundo do mar. O ponto mais profundo já alcançado pelo ser humano foi registrado a uma profundidade de 10.927 metros, durante uma missão conduzida por um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, Victor Vescovo, conforme publicado pelo "The Guardian".
Foi descoberto um local mais profundo que a Fossa das Marianas. O que pode haver lá?
Qual a profundidade que o corpo humano pode suportar?
Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre o corpo.
Qual a maior profundidade que um submarino pode atingir?
“Fendouzhe”, que fez vários mergulhos no mês de novembro, conseguiu estabelecer um recorde nacional de profundidade máxima alcançada na Fossa das Marianas. O veículo desceu até 10.909 metros.
Diretor do clássico Titanic (1997), James Cameron revelou que mergulhou 33 vezes no oceano para ver os destroços do famoso transatlântico naufragado. Um submarino com turistas para ver os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico no domingo (18) e ainda não foi encontrado pelas autoridades.
Eles descobriram, por exemplo, que existem milhares de vulcões inativos, montes e até uma cordilheira nas profundezas do oceano. A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
Qual a profundidade máxima que um ser humano pode mergulhar?
Profundidade máxima atingida por mergulhadores comerciais
Nesses casos, a média alcançada é de 300 metros de profundidade, equivalendo a 45 toneladas sobre as costas. Por conta disso, esses profissionais precisam de muito treinamento, além de equipamentos específicos, diferentes dos usados no mergulho recreacional.
A Passagem de Drake, também conhecida como Mar de Hoces, é o lugar mais perigoso e hostil de todos os oceanos do mundo. Localizada ao sul da República Argentina, separa este país bicontinental.
A fossa é consequência geomorfológica de uma subducção. A Fossa das Marianas contém uma pressão de água absurda, sendo mil vezes maior que a do nível do mar, sendo quase impossível sua exploração. Felizmente com o avanço das tecnologias já se torna possível, mas ainda assim continua sendo muito arriscado.
Qual foi a maior profundidade que o ser humano já chegou no fundo do mar?
O mergulho mais profundoO TRIESTE. Em 1960, Jacques Piccard e Don Walsh pilotaram o Trieste durante o mergulho até o ponto mais profundo da Terra, o Challenger Deep, situado a 10.916 metros de profundidade.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
Qual a maior profundidade que o ser humano chegou na Terra?
O centro da Terra está a quase 6.400 quilômetros abaixo de nossos pés, mais precisamente a 6.370 quilômetros. Para conhecer as camadas da Terra de forma prática, podemos informar que o máximo de profundidade que o homem já chegou foi a 12,2 km, e que levou quase 20 anos.
Quais cidades do Brasil ficam abaixo do nível do mar?
Rio Grande do Sul. No Sul do país, importantes cidades como Porto Alegre, Pelotas e Canoas também terão regiões submersas até 2100. Além disso, as ilhas de Torotama e Machadinho podem desaparecer nos próximos 80 anos por conta do avanço do nível do mar.
O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas. Ele banha a porção norte da Europa, Ásia e América.
Fossa das Marianas, no Pacífico, o local mais profundo dos oceanos. Crédito: Freepik. Pesquisadores chineses encontraram um novo tipo de vírus bacteriófago na Fossa das Marianas, a 8.900 metros de profundidade. A descoberta foi divulgada em um artigo na revista científica Microbiology Spectrum.
O grande vilão das histórias debaixo d'água atende pelo nome de pressão, um inimigo invisível, mortal, sub-reptício. Seja a 10 ou a 100 metros de profundidade, quanto mais se desce, mais o oceano comprime os frágeis corpos humanos, como se quisesse deliberadamente expulsá-los de um ambiente que não é seu.
O que acontece com o corpo humano no fundo do oceano?
“Ao nível do mar, nossos pulmões têm a capacidade de comportar de quatro a seis litros de ar. Sendo assim, se uma pessoa mergulha a 20 metros, a pressão sobre ela praticamente dobra e sua capacidade pulmonar cai pela metade. Além disso, há o risco de narcose de nitrogênio, conhecida como embriaguez das profundezas.