O masculino de cobra permanece o mesmo. A palavra cobra é um Substantivo Epiceno, utilizado para referir-se a animais e plantas, possui somente um gênero designando masculino ou feminino. No caso, utilizamos cobra fêmea e cobra macho para categorizar o gênero.
No entanto, os substantivos epicenos fazem a distinção entre masculino e feminino, usando os termos fêmea e macho (a fêmea do tatu ou o tatu fêmea; o macho da cobra ou a cobra macho).
É um substantivo epiceno, não há um termo diferentes para designar o macho e a fêmea. Quando vamos nos referir a um "macho de cobra", devemos falar: Cobra- macho.
Isso ocorre pois a gramática classifica os substantivos usados para designar certos animais como epicenos. Eles necessitam das palavras macho e fêmea para apontar o sexo. Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra.
Gênero Masculino e Feminino dos animais | Descubra o nome masculino e o feminino dos animais
Qual é o macho de girafa?
Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho. Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre. Notas: As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
A palavra cobra, historicamente, é utilizada para se referir ao gênero Naja (figura 1. a). Entretanto, atualmente são consideradas cobras as espécies que abrem as costelas nucais, vulgo capelo. São representantes as serpentes do gênero Naja e a espécie Ophiophagus hannah (figura 1.
Trata-se do nome correto para a fêmea do elefante. Vocês acham que é ELEFOA ou ELEFANTA? Embora muitos digam por aí ELEFOA, o certo é ELEFANTA. E tem mais: ao pesquisar o tema, descobri que existem outros dois sinônimos nos dicionários da língua portuguesa: ALIÁ e ALEÁ.
Depois que vi, em uma determinada gramática, caxarelo como masculino de baleia, fiquei com essa dúvida. O Michaelis (brasileiro) regista caxarela: «Macho da baleia quando adulto, em oposição ao madrijo, que é a fêmea. Var.: caxarelo, caxarrela, caxarrelo, caxarréu.»
Resposta verificada por especialistas. Como a expressão "égua" designa os animais do gênero feminino da espécie do cavalo comum, a forma masculina da palavra é aquela que designa os animais do gênero masculino da mesma espécie, "cavalo".
Gramaticalmente, o substantivo águia é sempre do género feminino e faz-se a distinção entre fêmea para o feminino e macho para o masculino. O substantivo falcão, por sua vez, é sempre do género masculino sendo a distinção entre feminino e masculino feita da mesma forma de águia, ou seja, fêmea e macho, respectivamente.
As asas das borboletas-monarcas são um espetáculo por si só, mas você sabia que é possível distinguir fêmeas de machos somente pelo padrão delas? E é simples! Basta procurar por duas manchas escuras nas asas posteriores para diferenciá-las, pois os machos apresentam essas marcas, mas as fêmeas não.