As lagartixas machos possuem manchas escuras nas costas, já as fêmeas possuem listras nas costas, além disso, os machos são maiores do que as fêmeas, podendo chegar a mais de 10 cm.
Os machos adultos são maiores do que as fêmeas. Apresenta um corpo robusto e achatado; membros longos e cauda curta. A coloração do seu dorso é marrom-escura com diversos pontos negros e claros. O pescoço apresenta uma faixa transversal negra margeada posteriormente por uma faixa clara.
As lagartixas são conhecidas no Brasil por diversos nomes populares: bribas, víboras, lapixas, crocodilinhos-de-parede, marias-joaquina, lambioias, taruíras, labigós, tiquiris, osgas...
Descrição. É notável o dimorfismo sexual, principalmente evidente ao nível da coloração, durante a época de reprodução, e das proporções corporais. O macho apresenta frequentemente tonalidades alaranjadas na zona da garganta e lados da cabeça e tem a cabeça mais larga e é, de uma maneira geral, mais robusto que a fêmea ...
O gato, a galinha, o gambá são animais que gostam de comer lagartixa. Quando o inimigo chega para comê-la, ela solta o rabo e enquanto o rabo fica pulando ela sai correndo.
No entanto, como todo réptil, a lagartixa pode ser portadora da bactéria Salmonela sp. e transmiti-la sem querer para as pessoas. A salmonela é uma bactéria presente na pele e na boca desses animais, por isso, ao tocá-las, a recomendação é lavar bem as mãos.
Em cativeiro, algumas vivem por aproximadamento 9 anos, tempo variável de acordo com a espécie, mas sabe-se que na natureza, devido ao maior número de predadores, o tempo de vida é muito menor. A maioria das espécies faz autotomia caudal, que é o fenômeno de soltar a cauda quando se sentem ameaçadas.
"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.
A presença destes animais em casa pode ser observado como algo positivo. Ao visitarem o seu lar, elas levam energias positivas, limpas e saudáveis, que pode ser um prenúncio de que as coisas vão bem para você e sua família.
Uma dica simples para espantar lagartixa é manter a casa limpa. Evite deixar migalhas de comida e lixo acumulado. Um dos fatores que podem atrair o animal para a sua casa é a busca por alimento. Para quem possui jardim, é recomendado eliminar qualquer item que possa servir de abrigo e refúgio para as lagartixas.
Ela também se distingue de outras lagartixas por ser terrestre. Isto é, se movimenta pela terra e devora insetos, enquanto há várias outras espécies de lagartixas que são arborícolas (escalam árvores) e que preferem se alimentar de plantas e frutas, como a lagartixa-de-cílios, por exemplo.
A reprodução das lagartixas é ovípara. Geralmente, as fêmeas põe entre um ou dois ovos. Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra. Nas casas, qualquer fresta um pouco úmida, como pequenas fissuras ou frestas de janelas, já é local adequado.
Assim como a maioria dos lagartos, elas também possuem a capacidade de soltar o rabo como mecanismo de defesa contra o ataque de predadores, que podem ser serpentes/cobras na mata, e gatos domésticos nas cidades.
Alimentação: Insetos e pequenos artrópodes. Reprodução: Ovípara, e se reproduz durante todo o ano. Os filhotes nascem com cerca de 2 cm de comprimento e atingem a maturidade sexual perto dos 5,5 cm.
Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra.
Embora não tenham veneno e não ataquem, as lagartixas transmitem doenças para os gatos. Elas podem estar parasitadas pelo verme Platynosomum fastosum, causador da platinosomose.
Os predadores da lagartixa são aranhas, cobras e aves. Além disso, como esses animais estão presentes em ambientes domésticos, eles também são ameaçados por cachorros, gatos, outros animais de estimação e seres humanos.
A lagartixa doméstica não possui veneno. Respondendo a outra dúvida muito comum, elas também não mordem nem atacam seres humanos e outros animais, contando com uma estratégia bastante peculiar para se defenderem de predadores. Por isso, não precisa ter medo!
Pode ficar tranquilo porque a resposta é bem simples: assim como todos os lagartos do Brasil, as lagartixas não possuem nenhum tipo de veneno ou peçonha. Além disso, elas não transmitem doença ou qualquer outro problema.