Qual médico procurar quando a ferritina está baixa?
Alterações nos níveis de ferritina podem ter diversas causas. Por isso, o especialista mais indicado para cada situação varia. Porém, de forma geral, médicos hematologistas, gastroenterologistas e clínicos gerais estão habilitados a acompanhar pacientes com ferritina baixa.Qual o médico que cuida da ferritina?
normais: < 200 ng/mL para mulheres na pré-menopausa e < 300 ng/mL para homens; limite superior a normalidade: < 200 a 300 ng/mL para mulheres na pós-menopausa; acima de 1000 ng/mL: encaminha-se o indivíduo a um especialista, como hematologista, endocrinologista ou gastroenterologista.Quais doenças estão ligadas a ferritina baixa?
As principais causas de ferritina baixa são:
- Anemia ferropriva;
- Hipotireoidismo;
- Sangramento gastrointestinal;
- Sangramento menstrual intenso;
- Alimentação pobre em ferro e vitamina C.
Qual médico repor ferro?
Sendo assim, o hematologista é o especialista que cuida de doenças como leucemias, linfomas e diversos tipos de anemia, excesso de ferro, alteração na produção de imunoglobulinas e problemas de coagulação. Esse profissional ainda é o responsável pelo transplante de medula óssea.FERRITINA BAIXA | O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO…
Qual médico substitui o hematologista?
É comum se chegar ao hematologista sendo encaminhado por um clínico geral, ginecologista, cirurgião ou especialista como Reumatologista, Endocrinologista, etc.Qual médico trata falta de ferro?
Para saber se a anisocitose no seu exame é grave, o ideal é consultar um hematologista, clínico geral ou médico que indicou o exame. A anisocitose deve ser interpretada levando em consideração outras alterações possíveis no hemograma.É perigoso a ferritina baixa?
A ferritina baixa é grave ou perigosa quando a causa não é tratada adequadamente, o que pode levar a anemia ferropriva grave e causar complicações como problemas cardíacos.Qual o melhor remédio para aumentar a ferritina?
Os medicamentos que normalmente são tomados por via oral, são: Sulfato ferroso (Vitafer®, Ferronil®): é a formulação de ferro mais conhecida e usualmente prescrita.O que acontece se a ferritina estiver muito baixa?
Em algumas poucas situações, níveis diminuídos dessa proteína podem causar cansaço, queda de cabelo e sensação de pernas inquietas. Se a ferritina baixa estiver ainda associada à anemia ferropriva, o indivíduo pode ter sintomas como cansaço, palidez, falta de ar e tontura.Que tipo de tumor baixa ferritina?
É verdade que a baixa da ferritina no sangue pode vir a desenvolver a uma leucemia? Não há relação entre baixa de ferritina e leucemia mas você deve acompanhar para evitar anemia futura.O que fazer quando a ferritina está muito baixa?
Se a deficiência de ferritina não for grave, o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos ricos em ferro e em vitamina C (para melhorar a absorção do mineral). Em casos mais graves, pode ser necessária a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).Qual exame pedir para ferritina?
Sugerimos investigação inicial com os seguintes exames laboratoriais: transaminases, fosfatase alcalina, GGT, anti-HCV, HBsAg, anti-HIV, glicemia, perfil lipídico (colesterol total, HDL e triglicerídeos), proteína C reativa e ecografia abdominal.Qual o melhor suco para aumentar a ferritina?
Ingerindo vitamina C junto aos alimentos acima. Ela facilita a assimilação do ferro pelo organismo. Alimentos ricos em vitamina C são os sucos cítricos, por exemplo, como laranja, limão, acerola, etc…Quando se deve procurar um hematologista?
Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.Qual é a fruta mais rica em ferro?
Quais são os principais alimentos que contêm ferro?
- Maracujá.
- Limão – além de ferro, contém vitamina C.
- Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes.
- Damasco.
- Coco.
- Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.
- Ameixa seca – rica em ferro, magnésio e potássio.