Sempre que compartilhar a chave do Pix com outra pessoa ou estabelecimento comercial, ela verá o nome completo de quem compartilhou, os seis dígitos do CPF e em qual instituição a chave está registrada. Importante: A melhor chave para o Pix é o CPF, pois é um registro único que não muda.
Qual a chave Pix mais segura? De acordo com o Banco Central, a chave CPF é considerada uma das mais seguras, por ser um dado intransferível. Além dela, a chave aleatória é considerada segura também por um único motivo: ela não representa nenhum dado sensível seu.
A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras). A chave aleatória é gerada automaticamente pela CAIXA, seguindo as regras do Banco Central.
“O CPF é um dos dados mais críticos que possuímos. Distribuí-lo indiscriminadamente pode nos expor a riscos significativos, como a celebração de contratos em nosso nome. É aconselhável dar preferência ao uso do número de celular ou e-mail como chaves Pix”, detalhou.
Qual a chave mais segura do PIX? | Não Caia Na Roubada
É perigoso usar o número do CPF no Pix?
Em nota, o BC informou que as chaves Pix são "bastante seguras". O regulador do sistema financeiro ainda informou que a chave aleatória foi criada justamente para atender aos cidadãos que, por motivos pessoais, não quisessem fornecer outro dado como chave.
São exemplos de chave Pix o CPF ou CNPJ, o e-mail e o número do telefone celular. Veja como devem ser informados os dados da chave Pix: CPF ou CNPJ: O CPF possui o total de 11 números, o CNPJ possui 14 dígitos. Exemplos: 123.456.789-00 e 01.234.567/0008-90.
Apenas as instituições bancárias que trabalham com o Pix podem rastrear transações pelo ID. Se você precisar identificar uma pessoa que enviou ou recebeu seu dinheiro, pode entrar em contato com o banco e informar o ID para que a instituição identifique a pessoa.
Qual a chave Pix mais segura? Todas as chaves Pix possuem as mesmas camadas de segurança – e, por isso, são igualmente seguras. Caso você não queira compartilhar um dado pessoal para realizar uma transação do Pix, basta usar a chave aleatória – um código gerado no app da sua instituição.
Contudo, isso pode ser muito arriscado, pois, o usuário pode cair em golpes. Por isso, é indicado que o usuário utilize qualquer um dos outros dados para cadastrar a chave Pix, menos o CPF.
Pix Inter: melhor do Brasil, com nota A no IQS. O Pix do Inter é o único a ter Nota A por 24 meses consecutivos, segundo o Banco Central. Faça transações gratuitas, seguras e rápidas!
O aplicativo RecargaPay oferece a menor taxa do mercado pra fazer Pix com cartão de crédito: apenas 3,99%. Você pode aproveitar essa vantagem pra fazer pagamentos, transferências e compras à vista no Pix mesmo sem ter saldo em conta, ou até mesmo transformar o limite do seu cartão em dinheiro.
A chave do Pix é um “apelido” para a conta em que você vai receber aqueles pagamentos – ela pode ser seu CPF, número de telefone, e-mail ou chave aleatória. Na hora que alguém fizer uma transferência, é só informar sua chave. Mas você não deve compartilhá-las em todo o lugar e com qualquer pessoa.
O que acontece se eu cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?
Pode ter duas chaves Pix no mesmo número? Não é possível utilizar a mesma chave Pix em bancos diferentes, por isso, só é possível utilizar o número como chave Pix em uma conta.
A chave Pix é como um “apelido” das informações da sua conta. Com ela, você não precisa mais informar o número da agência, conta, CPF e seu nome completo quando alguém for te pagar. Basta passar o dado da chave que está cadastrada onde você quer receber.
De acordo com o BC, o número de chaves Pix ativas em junho chegou a 625 milhões. Os tipos de chaves mais utilizados são: Chaves aleatórias (275 milhões) Celular e CPF (123 milhões cada)
Cadastre sua chave Pix no aplicativo ou site (internet banking) onde você tem conta. Você pode alterar seus dados na opção "Minhas Chaves". Caso queira ver todas as Chaves Pix que possui, você pode consultar o Relatório de Chaves Pix no Registrato. Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves para cada conta.
Como deu para ver, fazer ou receber um Pix Anônimo é muito fácil. Tudo o que você precisa é de uma chave aleatória cadastrada para usar e, dessa forma, proteger seus dados ao usar o sistema do Banco Central. O mais recomendado é ter todos os tipos de chaves cadastradas, para usar em cada situação.
A chave Pix mais segura e com menos exposição de dados é a chave aleatória disponibilizada pelas instituições financeiras. Informações presentes em outras chaves Pix, como CPF, endereço de e-mail e telefone, revelam dados pessoais que podem ser utilizados por golpistas.
Pix: CPF é considerada chave mais segura do que e-mail e número de telefone. O Banco Central está atento para fraudes durante o cadastramento de chaves no Pix, novo sistema de pagamento instantâneo que entra em vigor a partir de 16 de novembro.