O colágeno pode ser consumido em qualquer horário e momento do dia, mas a recomendação é para que seja ingerido longe de refeições com grandes quantidades de proteínas como almoço e jantar. A sugestão é ingerir antes de dormir ou no shot matinal, assim o organismo absorve melhor os nutrientes.
O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.
Se o objetivo da suplementação de colágeno é devolver a elasticidade da pele, tomar o colágeno em jejum pode ser uma boa iniciativa. Outra ótima notícia é que o colágeno pode ser tomado todos os dias. Por ser um suplemento natural e altamente seguro, não há contraindicação sobre sua ingestão periódica.
Será que ele pode ser ingerido em jejum? A resposta é sim e, inclusive, ele é muito indicado para esses horários do começo do dia, já que o seu organismo estará pronto para receber o suplemento e sem nenhuma outra grande quantidade de proteínas atrapalhando sua absorção.
Quanto tempo o colágeno começa a fazer efeito no corpo?
Enquanto há pessoas que começam a perceber mudanças em 2 semanas, outras sentem o resultado após tomar por três meses ou mais tempo. O tempo mais comum de sentir os benefícios tanto na melhora da elasticidade e firmeza da pele quanto na redução das rugas é de 3 meses.
O que acontece com seu corpo quando você começa a tomar colágeno?
Ele contribui com a melhora da pele, ajuda a aliviar dores nas articulações, pode impedir a perda óssea, age na massa muscular e promove a saúde do coração. Além disso, o colágeno hidrolisado pode ser recomendado para pessoas que enfrentam problemas de saúde, como artrite, osteoporose e artrose.
— A gente repõe de forma oral especialmente os peptídeos de colágenos, que são moléculas menores capazes de serem absorvidas via intestinal e atuar diretamente no tecido, especialmente na pele. Não adianta tomar gelatina, que é uma molécula grande, achando que vai ter o mesmo efeito — explica Mariele.
Qual a quantidade de colágeno que devemos tomar por dia?
A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8 a 10 g por dia, que pode ser consumida juntamente com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado pois ele é melhor absorvido no intestino.
Os suplementos de colágeno não são indicados para as pessoas com restrição de consumo de proteínas, como quem tem insuficiência renal, alerta a nutróloga. "Mas geralmente são muito seguros por apresentarem baixa resposta imunológica e toxicidade, desde que consumidos dentro das doses recomendadas", diz.
Frutas cítricas e ricas em vitamina C: limão, laranja, acerola, manga, kiwi, abacaxi, e goiaba são fontes de silício, nutriente importante para a formação do colágeno. A vitamina C potencializa a absorção do colágeno em 8 vezes, conferindo assim resultados melhores na redução da flacidez.
Algumas pessoas preferem tomar colágeno pela manhã, misturando-o em sucos, chás ou café da manhã. Isso pode ajudar a estimular a produção natural de colágeno no corpo.
Como medir 10g de colágeno em pó? A recomendação de muitos médicos(as) é consumir 10g de colágeno todos os dias, sem interrupção, para beneficiar-se das propriedades dessa substância. Quando o colágeno é apresentado em pó, pode-se medir essa quantidade com a ajuda de uma colher (de sopa) que contém aproximadamente 10g.
Independente da opção selecionada, o suplemento deve ser administrado diariamente em uma dose de 5g a 10g, consumida sozinha ou junto com alguma refeição. Para tomar o colágeno hidrolisado em pó, basta misturar o produto com água, sucos, vitaminas ou iogurtes.
Adicione uma porção em sua bebida preferida pela manhã, como café, chá ou suco. Isso é uma maneira fácil e prática de incluir colágeno em sua rotina diária. Misture em sua comida ou bebida quente, como sopa ou chá.
O colágeno hidrolisado Verisol é uma boa opção para quem tem 50 anos ou mais, não apenas por melhorar a aparência da pele, mas também por ajudar na manutenção da massa e da força muscular perdidas com o avanço da idade. Aproveite e confira a nossa seleção dos melhores multivitamínicos femininos!
A maioria dos estudos demonstram que os efeitos começam a aparecer em um período de 3 meses de uma ingestão diária de 2 a 5 g de colágeno. O Colágeno é a principal proteína do organismo que confere a elasticidade e estrutura muscular no organismo.
A diferença predominante é a concentração de colágeno por porção, que é maior nas opções em pó. "No mercado existem suplementos à base de cápsulas ou em pó. As cápsulas são opções mais práticas, porém a concentração de proteína é menor. Quando o objetivo é a prevenção, a forma em cápsula é bem-vinda.
O melhor colágeno Verisol é o da Vhita. Alta concentração, 100% Verisol e ácido hialurônico. Possui dois tipos de formas de consumo: colágeno em pó (neutro e frutas vermelhas) e em cápsulas.
O primeiro ponto para garantir se o colágeno é de fato o Verisol, é verificando se a marca é parceira da Gelita e possui o selo em seu rótulo. A empresa Gelita é quem fornece o Verisol e só as marcas de confiança e que possuem autorização podem utilizar o selo em seus produtos.
Por isso, ainda que não seja preciso uma receita para adquirir o colágeno hidrolisado, já que ele é liberado como suplemento alimentar pela Anvisa, o ideal é que a orientação para o consumo seja feita por um dermatologista.
O tabagismo também é uma prática que deve ser evitada. Isso porque, quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e está mais suscetível ao envelhecimento precoce. Ainda, há diminuição dos níveis de Vitamina C, o que gera radicais livres que destroem e impedem a formação de novas fibras de colágeno.
A exposição aos raios ultravioletas pode danificar as fibras de colágeno da nossa pele. Essa radiação acelera o processo de degradação do colágeno, levando a um envelhecimento precoce. Portanto, o uso do protetor solar é realmente essencial!!!
O que acontece se eu tomar colágeno todos os dias?
Alguns estudos mostram que consumir suplementos com colágeno, estimula o corpo a produzir outras proteínas que também aumentam a firmeza e elasticidade da pele, como a elastina e fibrilina, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e o ressecamento.