Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.
Ovo orgânico: As galinhas precisam ser alimentadas com ingredientes sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos; o espaço para elas se movimentarem não pode ser limitado e elas não podem ingerir qualquer medicamento que estimule seu crescimento.
Ovos de galinhas criadas em pasto ou caipiras podem oferecer benefícios nutricionais ligeiramente melhores e vêm de um sistema que promove melhor a saúde e o bem-estar das aves. Contudo, os ovos brancos convencionais ainda são uma fonte nutritiva e acessível de proteínas e outros nutrientes essenciais.
Do ponto de vista nutricional, as pesquisas demonstram que não há diferença nutricional entre os ovos, com a exceção do betacaroteno, que pode ser potencialmente superior nos ovos de galinha caipira, devido os pigmentos existentes na alimentação natural que elas têm acesso.
Direto ao Ponto: Ovo Caipira ou Ovo de Granja? 🥚🐓🍳
Porque ovo caipira é mais gostoso?
“Para a qualidade do ovo, as aves devem ser criadas livres, a alimentação rica em proteínas e livre de antibióticos. Além da coloração, o ovo caipira possui um sabor mais forte, contém muito mais vitaminas, sais minerais, cálcio do que o comum de granja”, pontuou a nutricionista.
O ovo de codorna é mais nutritivo que o de galinha. Sabia por que e como consumir. Que o ovo é um alimento altamente nutritivo e que faz bem para a saúde, todo mundo sabe.
Os ovos caipiras são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a saúde do coração. Esses ácidos graxos ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue, regulam o colesterol e reduzem a inflamação, todos fatores-chave na prevenção de doenças cardiovasculares.
Quem tem mais proteína, o ovo de granja ou caipira?
Segundo a nutricionista e colunista do GLOBO, Priscilla Primi, não há uma diferença nutricional muito significativa entre os quatro tipos de ovos. Segundo ela, o que vai influenciar na quantidade de proteína, gordura, vitaminas e minerais é a qualidade da ração.
Muitas pessoas notam que os ovos de galinhas criadas em pastos são mais saborosos, e que a cor da gema é de um amarelo mais vivo. Isso ocorre porque esses animais podem se alimentar de plantas e de insetos, além da ração. Essa alimentação natural resulta em ovos com mais nutrientes, especialmente o Ômega-3.
Saiba como escolher. Gema e clara consistentes e casca intacta e límpida são sinais que revelam a frescura de um ovo. É simples e prático avaliar a idade do ovo, mesmo sem o partir. Faça o teste num copo com água.
De acordo com a quantidade de vitelo, os ovos podem ser classificados de uma maneira geral em oligolécitos, mesolécitos e megalécitos (ou macrolécito). Em relação à distribuição de vitelo, os ovos podem se classificados em isolécitos, heterolécitos, telolécitos e centrolécitos.
Ao comer um ovo inteiro você obtém aproximadamente 6 g de proteínas, além de outras vitaminas e minerais já citados. É verdade que a clara tem mais proteínas, mas a gema compensa sendo mais densa em vitaminas e nutrientes, como a colina, importante para a saúde do cérebro, além de ser uma ótima fonte de vitamina D.
Conclusão. O ovo é um alimento que pode ser consumido todos os dias, em quantidade variável, de acordo com cada indivíduo, considerando suas condições de saúde e prática de atividade física.
"Não há restrição no consumo de ovos, você pode consumir de 3 a 5 ovos por dia. Contudo, caso você esteja numa dieta hiperproteica tendo em vista o aumento de massa magra, poderá comer, em alguns casos, mais do que 5 ovos, mas sempre com supervisão de um especialista", diz a profissional.
Um estudo publicado no periódico científico Nutrition mostrou que as galinhas que são criadas soltas tomam mais sol e por isso os ovos delas são mais ricos em vitaminas D. Nesse casso, os ovos são conhecidos como caipiras. Estes costumam ser mais caros.
O ovo cozido é o menos calórico, seguido pelo mexido e pelo frito, que pode absorver um pouco mais de óleo. Gorduras Saudáveis: A gordura dos ovos é rica em ácidos graxos essenciais e nutrientes lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K. Opte por preparos com menos gordura adicionada para manter o perfil saudável.
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.
Então, quais são os benefícios do ovo caipira, no geral? A nutricionista cita alguns a seguir: Alimento completo, rico em fibras, minerais, ajuda na memória, na visão, na pele e grande fonte de proteínas. Tem todas as vitaminas, menos a vitamina C.
Porque o ovo vermelho é mais caro que o ovo branco?
"As galinhas vermelhas [que produzem ovos avermelhados] consomem mais ração quando comparadas às brancas [que dão origem aos mais claros] e, consequentemente, os seus ovos têm um maior custo de produção", diz o professor.
Os ovos devem ser cozidos até a clara e a gema ficarem firmes (Anvisa). O ovo cozido ou pochê são as melhores e mais saudáveis formas de consumir, pois os nutrientes são melhor preservados.
Portanto, comparada à manteiga e ao ovo cozido, a carne bovina é a que apresenta menores teores de gordura, total e saturada, bem como de colesterol. FIG.
Tanto a clara como a gema são ótimas fontes de nutrientes. Os estudos divergem muito sobre qual parte é a mais vantajosa para a saúde. Ainda assim, a clara acaba sendo mais indica para o consumo por conter um valor calórico mais baixo. Porém a gema não deve ser deixada de lado, pois tem benefícios para a saúde.