Desde 1990, o dia 8 de abril é lembrado como o “Dia Internacional do Cigano”. No Brasil, essa celebração foi oficializada em 2006, por meio de um decreto que instituía o dia 24 de maio como “Dia Nacional do Cigano”.
O Dia Internacional das Pessoas Ciganas (ou Dia Internacional dos Ciganos) celebra-se, anualmente, a 8 de abril. Esta data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, em Londres. O objetivo deste dia é promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história.
Em 12 de outubro, comemora-se o Dia do Povo Cigano, uma data especial para celebrar a sua rica cultura e tradições. Essa ocasião também é uma excelente oportunidade para aprender sobre o Horóscopo Cigano, que pode ajudar a entender traços da personalidade e características das pessoas.
O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos. Originalmente chamado de Rhom, o povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.
O Projeto de Lei 1387/22, já aprovado pelo Senado, cria o Estatuto dos Povos Ciganos. A proposta agora em análise na Câmara dos Deputados contempla áreas como educação, saúde, esporte, cultura e lazer; prevê o acesso à terra, à moradia e ao trabalho; e determina ações afirmativas em favor dos povos ciganos.
María de Padilla, mais conhecida como Maria Padilha, é uma entidade espiritual para os ciganos e uma figura muito importante dentro da umbanda brasileira.
No Brasil, é reconhecida a existência de três grupos ciganos: os Calon, os Rom e os Sinti. Estes grupos étnicas são diferenciados pela procedência de alguma parte da Europa e pela diferença da língua.
Cita o exemplo dos ciganos Kalderash de Campinas, que recorrem à Bíblia para explicar suas origens, afirmando serem descendentes de uma das sete tribos de Israel, sendo, portanto, descendentes de Moisés.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira. A escolha da data deve-se ao fato de o dia 24 de maio ser dedicado à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Ao contrário do que parece ser na família Kalderash, pelo menos no que tange ao casamento de uma cigana com um não cigano (que é permitido, mesmo que o homem não se converta) e no que tange ao número de esposas por homem cigano (se restringe a uma única).
O romani (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.
O chai romanô é o chá cigano, bebida sagrada do povo cigano. É feito de vinho suave,com suco de laranja acompanhado por especiarias como cravo, canela, aniz estrelado,alecrim, sálvia, hortelã, mais açúcar melado.
Portanto, a partir dessa breve introdução, podemos perceber que, essa terça-feira, dia 24 de maio, Dia dos Ciganos, não só abre espaço para finalmente celebrarmos a cultura e a existência dos mais de 43 mil indivíduos ciganos no Paraná, assim como de outros tantos espalhados pelo Brasil afora, mas também para ...
Na Umbanda Sagrada ela é evocada para purificar os seres viciados, além de ser a orixá que rege a linha dos ciganos. Oroiná é a orixá do fogo purificador.