Estamos entrando no período de reprodução do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), uma das aves mais conhecidas da fauna brasileira. A temporada vai de setembro a março, e, na natureza, a ave costuma se reproduzir em buracos de rochas ou em barrancos.
Entre agosto a fevereiro ocorre o período de reprodução dos papagaios no Brasil. E alguns projetos no país têm dado uma 'mãozinha' a estas aves para que esse processo seja mais bem-sucedido.
A reprodução ocorre, aos cinco anos de idade, de setembro a fevereiro. Após o acasalamento, ocorre a postura de três a cinco ovos. Quem os choca é a fêmea do papagaio, mas o macho os protege incansavelmente. Assim que os filhotes de papagaio completam 60 dias de vida, eles deixam o ninho.
REPRODUÇÃO: O período reprodutivo do Papagaio Verdadeiro vai de setembro a final de fevereiro. Estão aptos a ter filhotes entre o terceiro e o quarto ano de idade. O macho é quem faz a escolha da fêmea, formando a união e o acasalamento.
Reproduzem-se apenas uma vez ao ano, permanecendo fiéis um ao outro. Em agosto, os casais começam a investigar as cavidades naturais localizadas nos fragmentos florestais. A fêmea é responsável pela incubação dos ovos, que em sua grande maioria são em número de 3. A incubação dos ovos é de 29 dias.
Estamos entrando no período de reprodução do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), uma das aves mais conhecidas da fauna brasileira. A temporada vai de setembro a março, e, na natureza, a ave costuma se reproduzir em buracos de rochas ou em barrancos.
Em primeiro lugar, não é um animal barato. Depois, você deve estar ciente que precisa investir em um criadouro de confiança. Então, um papagaio custa de R$2 mil a R$10 mil dependendo da espécie e criação.
Em um período de 24 a 29 dias, a incubação natural de três a cinco ovos brancos por ninhada é realizada pela fêmea e sob proteção do macho, que são monogâmicos. Com 60 dias de vida, os filhotes deixam o ninho.
Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.
Macho ou fêmea? Não há diferença cientificamente comprovada de que os machos “falam” mais que as fêmeas e vice e versa. Ou seja, não importa o sexo, ambos possuem a mesma capacidade de imitar sons e palavras.
Eles acasalam e põe ovos uma ou duas vezes por ano, com até quatro ovos em cada ninhada. A fêmea incuba os ovos, enquanto seu parceiro a alimenta. Quando os filhotes nascem, após cerca de 30 dias, a fêmea passa as duas primeiras semanas alimentando-os com a comida que o macho fornece regurgitando em seu bico.
Verduras que podem comer os papagaios diariamente: pimento verde, vermelho e amarelo, cenoura, brócolos, feijão, espinafres, couve-flor, acelgas, endívia, escarola, rabanete, aipo. Verduras que podem comer 2 ou 3 dias na semana: alface, batata cozida, batata-doce cozida.
Entre os mais prejudiciais, estão o abacate e o tomate. Então, nunca cogite inserir esses dois alimentos na dieta da sua ave. Além desses, qualquer tipo de doce pode ser prejudicial ao seu papagaio. Evite sempre cacau e chocolate, por exemplo.
Além do tráfico, o desmatamento também é um problema para a ave: as espécies precisam de cavidades em troncos para depositar os ovos. De preferência, árvores mais antigas. Quanto mais árvores no chão, menos papagaios no céu.
Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.
Amazona aestiva aestiva (Papagaio verdadeiro) disponível no Criadouro Passaredo. 💚 Sexo: Até o momento somente FÊMEA disponível! Idade: 3 meses $5.560,00 Link para compra: https://www.criadouropassaredo.com.br/loja/animais-disponiveis/2-papagaio-verdadeiro.html.