Entre os mais famosos estão o ouro, a prata e a platina. Contudo, engana-se que um deles é o mais valioso. Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.
Isso mesmo! Ao contrário do que muitos pensam o ouro não é o metal mais valioso do mundo, além do ródio existem outros metais cujo valor superam o seu. Você sabe como e quais são as características do ródio? metal nobre da família da platina, um dos metais mais nobres de todos.
São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa.
ESSE é o METAL mais CARO do MUNDO! Conheça o RÓDIO, o METAL MAIS CARO que o OURO!
Porque o ródio é tão valioso?
O ródio tem grande variedade de usos comerciais porque é um bom condutor de eletricidade. Além disso, devido à elevada dureza, é utilizado em ligas com outros metais, para que elas tenham resistência mais alta à corrosão.
Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros.
Mesmo sendo só possível obtê-lo por eletrólise ígnea, o sódio é baratinho; se padronizássemos os preços por volume, face à sua baixíssima densidade em comparação àquela dos demais metais (exceto o magnésio), o sódio seria o mais barato dos metais...
Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.
À temperatura ambiente, o ródio encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos. É um metal de transição, pouco abundante, do grupo da platina. É encontrado normalmente em minas de platina e é empregado como catalisador e em ligas de alta resistência com a platina.
Nesse contexto, o metal mais raro do mundo é o antimônio, elemento que tem monopólio da China e está listado entre os metais com risco de extinção. Aliás, 97% de todos os metais raros do planeta, como o neodímio, o estíbio e o escândio, são produzidos na China.
Por sua resistência e brilho, o ródio é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de joias de prata e ouro branco. A liga de ouro branco 18K, que é formada por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como prata, zinco e paládio, possui um leve aspecto amarelo acinzentado.
Vale dizer que o fato de possuir quase a totalidade da reserva de nióbio disponível não traz grandes rentabilidades para o governo brasileiro, pois ele é vendido com baixo custo quando comparado a outros metais, como o ouro, que é vendido por quase o dobro do valor de mercado do nióbio.
Embora o ouro e a prata sejam os preferidos desde há séculos, a platina e o paládio têm conquistado bastante interesse. O investimento em cada um destes metais oferece diferentes oportunidades e possui os seus próprios riscos.
O tungstênio é o metal mais duro do planeta. Trata-se de um metal de transição externa extremamente resistente à corrosão, sendo quatro vezes mais duro que o titânio e dez vezes mais resistente que o ouro 18 quilates.
No entanto, o preço também pode variar de acordo com o mercado e a procura. O ouro 24k é mais valioso por grama devido à sua pureza, enquanto o ouro 18k é menos valioso devido à sua menor concentração de ouro. A escolha entre o 24k e o 18k depende das preferências pessoais e do uso pretendido.
Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
O ródio é encontrado em minerais de platina e níquel, sendo extraído principalmente na Rússia, África do Sul e Canadá. Uma das principais características do ródio é a sua alta resistência à corrosão e oxidação, o que o torna um material ideal para revestimentos em joias, equipamentos médicos e componentes eletrônicos.
Minera MT. Embora o ouro seja um dos metais mais conhecidos, não é o mais caro, custando cerca de 64 dólares. Com uma ocorrência na crosta terrestre de 0,000037 partes por milhão, o ródio, pouco comentado, ostenta o título de metal mais precioso do mundo devido à sua raridade e valor de mercado elevado.