Denominado por Freinet, o método natural de aprendizagem, era uma pedagogia experimental capaz de trazer a liberdade para os alunos, tornando-os seres conscientes, responsáveis e autônomos, através de práticas reais de suas vivências. Essa proposta pedagógica , segundo Freinet (1969, p.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
Freinet priorizava a disciplina e harmonia dentro da sala de aula, por isso, deveria ter constante interação entre aluno e professor, que um poderia aprender com o outro e vice-versa. O que mais chama atenção na pedagogia Freinet é que ele não desprezava a opinião do aluno em nenhum momento de seu aprendizado.
A técnica pedagógica de Freinet é construída com base na experimentação e documentação, almejando uma prática educacional totalmente centrada na criança, atribuindo grande ênfase aos trabalhos (atividades) manuais, tendo em vista a formação de crianças ativas, que serão responsáveis por uma futura transformação social.
Freinet (1975) organizou sua pedagogia em quatro pilares: livre expressão, autonomia, cooperação e trabalho. Freinet dizia que todo ser humano tem necessidade de exprimir seus sentimentos e ideias, comunicar-se, criar, agir e conhecer.
A teoria Freinetiana é formulada a partir de suas experiências em sala de aula, realizando interlocuções, observações, anotações e experimentações. Trata-se de uma teoria pedagógica fundamentada em princípios como: educação e trabalho, livre expressão, cooperação e tateamento experimental.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti- -lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Celestin Freinet: Uma Pedagogia de Atividade e Cooperação
Os eixos da nova pedagogia são: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuição da pedagogia de Freinet à educação.
Freinet defende a valorização do conhecimento já adquirido por seus alunos, e a importância da mediação professor-aluno. A sala de aula deve ser um ambiente prazeroso com atividades lúdicas para que o aluno tenha interesse em ampliar cada vez mais seu conhecimento.
Freinet (1969), considera que os professores não são propriamente mestres mas, sobretudo guias, amigos e encorajadores da criança. Estes precisam permitir com que a criança viva plenamente como a criança, sem afastá-la do contato humano e principalmente da realidade social.
O trabalho considera os princípios de Célestin Freinet: livre expressão, cooperação, educação para o trabalho, reflexão individual e coletiva, sociabilidade, autonomia, comunicação e experimentação.
Freinet dava muita importância ao trabalho, pois este deveria ser o centro de toda a atividade escolar, enfatizando-o como forma do ser humano ascender, exercer seu poder. Para Freinet, o aprender deveria passar pela experiência de vida e isso só é possível pela ação, através do trabalho.
Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir, redescobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos e alunas. As aulas-passeio foram e continuam a ser realizadas em museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidades.
Quais outras contribuições ao fazer pedagógico Freinet trouxe?
Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão ...
Qual era o nome dado por Freinet aos recursos pedagógicos e métodos de ensino que ele desenvolveu?
O francês também criou as “Invariantes Pedagógicas”, as quais eram princípios que deveriam ser sempre levados em conta na educação, independente da época ou do lugar. As “Invariantes” são consideradas os grandes pilares do projeto pedagógico de Freinet.
De acordo com Audet (2010), a proposta de Freinet em 1939 foi considerada suspeita e seu livro ficou sob censura quando ocorreu uma mudança na forma política de governo.
Seu objetivo declarado é criar uma "escola do povo". Não foi por acaso que Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.
O Livro da Vida é uma prática pedagógica proposta por Célestin Freinet, a partir da qual, em um caderno da turma, os alunos registram suas impressões e descobertas sobre si e sobre o seu cotidiano escolar, por iniciativa própria e/ou de forma dirigida.
O trabalho pedagógico de Freinet oportuniza aos professores repensar e refletir a sua própria práxis assim como o ato de ensinar e de aprender da crianças, através de uma postura anti autoritária da educação na busca de uma pedagógica ativa por meio da autonomia, da livre expressão, da experimentação, do trabalho ...
Quais são os quatro eixos da pedagogia de Freinet?
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Quais são os pontos de grande relevância para Freinet?
Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico: a comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
Freinet assegura que o educando tem motivações e entusiasmos que o educador deve liberar e favorecer; este, por sua vez, deve criar um espaço favorável ao processo de ensino, facilitando sua aprendizagem através das 'técnicas pedagógicas para a vida'.
Como as principais ideias de Freinet promoveram mudanças?
As principais ideias de Freinet promoveram mudanças ao possibilitar uma educação mais democrática e participativa, contrastando com a exclusão social da época vitoriana.