O Volkswagen Gol 2007, assim como os outros modelos da geração 4, não recebeu grandes revoluções tecnológicas, mas a marca inovou na forma de ofertar equipamentos para esse modelo: eram oferecidos “módulos” para atender necessidades específicas.
A Volkswagen lançou o modelo em agosto de 2005, já como linha 2006. Inicialmente, eram nada menos que doze opções para o público, divididas em cinco configurações: Gol City 1.0 2 portas. Gol City 1.0 4 portas.
O Volkswagen Gol é um sucesso incontestável. Lançado em 15 de maio de 1980, vendeu mais de 8.500.000 unidades no Brasil e em alguns países do mundo, divididas entre três gerações.
O Volkswagen Gol 2007 é um hatch compacto que tem motor 1.0 flex da família EA111, capaz de gerar até 71 cv de potência e 9,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e direção mecânica.
Em todos os vidros deve estar gravado uma sequência que é parte do número do chassi. Atente para o primeiro dígito do código. Ele irá dizer o ano-modelo do veículo, basta consultar a tabela de equivalência.
O fim do Gol G4, que nada mais é do que a terceira reestilização da segunda geração do Gol, lançada há quase 20 anos, marcará não apenas o fim dos derivados do Projeto AB9 como também a extinção dos motores longitudinais em automóveis nacionais.
Em 2013, se despedia do mercado a segunda geração do Volkswagen Gol. Intitulado Gol G4, a segunda reestilização da segunda geração oferecia resistência, robustez, baixo custo de manutenção, revenda garantida e confiabilidade.
Com a mesma plataforma recauchutada do G3, o G4 não tinha um desenho dos mais atraentes. Foi o primeiro carro a sofrer com corte de custos. Tinha acabamento mais simples que o do G3, por exemplo. Por ter sido a "raspa do tacho", o G4 não teve nada muito diferenciado.
Definitivamente a geração mais odiada do Volkswagen Gol, o G4 foi um salto extremamente negativo de qualidade em relação ao modelo anterior. Enquanto o Gol G3 é considerado a melhor geração do Gol, especialmente por conta do acabamento e oferta de motores, seu sucessor foi a pior.