Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.
Qual é o monumento histórico mais antigo do mundo?
A Enciclopédia observa ainda que o monumento sobrevivente mais antigo do mundo data do reinado do faraó Sesóstris I (1.918-1.875 a.C ou a XII dinastia do Egito) e está localizado em Heliópolis, um subúrbio da cidade do Cairo, onde acredita-se que havia um templo dedicado ao deus Sol.
Esse monumento fica no sudeste da Turquia e chamamos ele de Göbekli Tepe, os registros dessa construção foi em meados dos anos 9 mil anos antes de Cristo, por isso é considerado o templo mais antigo do mundo, superando até mesmo o Coliseu as pirâmides do Egito.
Alguns dos primeiros monumentos que podem ser encontrados são os dólmens ou menires, construções megalíticas construídas para fins religiosos ou funerários.
Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.
A construção mais antiga da história que mudou ideias sobre origem das civilizações. Göbekli Tepe, na Turquia, foi construído por um povo pré-histórico há mais de 11 mil anos, bem antes do período Neolítico, quando começaram a ser construídos os primeiros templos.
Uma pintura rupestre de um grande javali e três figuras humanas ao seu redor seria a obra de arte mais antiga do mundo, com cerca de 51 mil anos, segundo uma equipe de cientistas.
A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.
Há 30 anos, essa questão teria uma resposta fácil: os sumérios. Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque.
Diz-se que é o edifício mais antigo de toda a Europa. As navetas, construções características de Menorca, são os monumentos funerários mais antigos já catalogados no mundo. Foram construídas em torno do ano 1000 a.C. e pertencem à cultura talaiótica da ilha.
Torre Eiffel: estrutura de ferro feita para a Exposição Universal de 1889 em Paris, às margens do rio Sena. É o símbolo da França e de sua capital e é o monumento que cobra para entrar mais visitado do mundo.
Trata-se da Grande Pirâmide de Cholula, cuja base mede nada menos do que 18,2 hectares, uma área 22 vezes superior à do gramado do Maracanã. O monumento histórico fica localizado a pouco mais de seis quilômetros a oeste da cidade de Puebla e atrai mais de 220 mil visitantes todos os anos.
Por volta do ano 8.000 a.C., os moradores da cidade de Jericó, na Cisjordânia, deram início à produção de tijolos de barro. Eles tinham formato retangular, o barro era colocado em formas que ficavam no sol até secarem completamente.
Stonehenge foi criado entre a Idade Neolítica e a Idade do Bronze (entre 3000 e 2000 a.C.). Não há registros escritos sobre sua criação, e é por isso que grande parte do Stonehenge está envolta em mistério. Ao longo dos anos, no entanto, os especialistas conseguiram descobrir alguns de seus segredos.
1. Egito. O Egito é amplamente reconhecido como o país mais antigo do mundo, com a fundação datando de 3150 a.C. com o reinado do faraó Narmer, o primeiro rei da Primeira Dinastia do Egito.
De acordo com a World History Encyclopedia, Gilgamesh ou Gilgamés (2150-1400 a.C.) foi um rei considerado mítico e que comandou a cidade de Uruk, um território sumério cercado por muralhas.
Uma casa da Idade do Ferro, datada do século 10 a.C ao 9 a.C., foi escavada no sítio arqueológico de Thorikos, na Grécia. A descoberta foi divulgada em 26 de maio por uma equipe de arqueólogos da Universidade de Göttingen, na Alemanha.
O primeiro livro impresso no mundo foi um avanço conquistado pelo homem durante a Idade Média, no século XIV. Este livro só foi possível graças à invenção da prensa com tipos móveis de Johannes Gutenberg. A obra escolhida para a primeira impressão da história foi a Bíblia.
Na cidade de Ur, às margens do rio Eufrates (em torno do qual surgiu a primeira civilização de que se tem notícia, há aproximadamente 3000 a.C.), os sumérios erigiram um zigurate (torre com várias plataformas) dedicado ao deus da Lua, Nanna, e à sua esposa, Ningal.
😱 Um monumento na Turkia, chamado de Göbekli Tepe, são os registros de construção mais antigos já documentados. Em meados dos anos 9 mil anos antes de Cristo, por isso é considerado o templo mais antigo do mundo, superando até mesmo o Coliseu as pirâmides do Egito.