A migração pendular, também chamada de migração diária, é caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Após realizar a atividade profissional ou cumprir a carga horária de estudo, essas pessoas retornam para as cidades onde residem.
A migração pendular corresponde ao movimento de ida e volta realizado por indivíduos entre seu local de origem e outra cidade, estado e, em alguns casos, outro país dentro do período de um dia, e, por essa razão, a migração pendular é chamada também de migração diária.
Na física, movimento pendular é um movimento periódico, oscilatório, como o vaivém de um pêndulo. De modo mais amplo, é qualquer processo cíclico que envolva direcionamentos opostos.
O movimento pendular é definido como o deslocamento diário de pessoas que saem de um município para outro seja para trabalhar ou estudar e retornam para o município onde mora todos os dias.
Na física, o movimento pendular é definido como um movimento periódico, em um formato de vai e vêm que envolve direcionamentos opostos. No transporte, a mesma lógica se aplica: um grande volume de pessoas se desloca em uma mesma direção em um determinado horário, para voltar no sentido oposto mais tarde.
A situação mais comum no que se refere à migração pendular é a de trabalhadores e estudantes que moram nos municípios de uma Região Metropolitana e fazem o movimento diário de suas cidades para trabalhar na metrópole ou em outra cidade da região.
Ação pendular, assim como a ação orbital, é um tipo de ajuste presente em alguns modelos de serra tico-tico. A principal diferença entre ela e a de corte orbital é a penetração da lâmina, permitindo tanto a agressividade quanto a velocidade do corte durante a execução do serviço.
Exercícios pendulares de Codman. A articulação do ombro é a mais móvel do corpo humano e os exercícios de Codman são realizados para a mobilidade articular do ombro, pois as técnicas de auto mobilização fazem proveito do uso da gravidade para separar o úmero da cavidade glenoide.
Galileu Galilei, considerado o pai da física, foi quem desenvolveu os primeiros estudos sobre a periodicidade dos movimentos pendulares e propôs a teoria das oscilações do pêndulo.
''A técnica do pêndulo é uma projeção eletromagnética que não usa força humana. O pêndulo entra em sintonia e quando há alguma coisa errada, há um desvio'', observa.
Inicialmente faça um pequeno furo nas bolinhas para que seja possível passar o barbante. Em seguida, insira o barbante nos furos, de forma que todas as bolinhas fiquem do mesmo tamanho, construindo, assim, cinco pêndulos. Depois fixe as extremidades soltas dos barbantes na armação, que serve de suporte para o sistema.
Os músculos são órgãos contráteis e elásticos. Um músculo, quando estimulado por um agente exterior, pode se contrair e encurtar rapidamente, o que promove o movimento. Após a contração, ou distensão, o músculo retoma com lentidão a seu exato comprimento anterior, dispondo de uma elasticidade perfeita.
A mobilidade pendular define-se, grosso modo, como o movimento realizado pela população que se desloca entre determinadas unidades espaciais de origem e destino, frequentemente municípios, delimitadas pelo seu local de residência e pelo local em que trabalha e/ou estuda.
Williams associava exercícios posturais a técnicas respiratórias, criando a então série de Williams, Codman criou os exercícios pendulares, Thomas DeLorme criou os Exercícios de Resistência Progressiva (ERP), e Herman Kabat criou o método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).
Os movimentos ajudam a diminuir a tensão e contribuem para o relaxamento da musculatura, deixando de lado a sensação de esgotamento. Além disso, como exigem foco e concentração para sua execução, as atividades contribuem para amenizar, também, a ansiedade.
A migração pendular se refere aos deslocamentos diários dos indivíduos para realizar ações de sua vida cotidiana como: trabalhar, estudar, lazer entre outros.
Chamado de movimento rítmico cotidiano (BEAUJEU-GARNIER, 1971), refere-se ao vaivém (navettes no francês), semelhante à oscilação de um pêndulo, daí seu nome mais comum em português: pendularidade.
1. Relativo a pêndulo (ex.: movimento pendular). 3. Que é relativo à movimentação diária ou regular de pessoas entre municípios ou zonas de uma área metropolitana, desde a zona de residência à zona em que trabalham ou estudam, e vice-versa (ex.: deslocações pendulares; mobilidade pendular).
Os exercícios de Codman ou exercícios pendulares são compostos pela automobilização através de movimentos circulares e pendulares com o braço, alcançados com leves movimentos do tronco, sem qualquer contração muscular do ombro.
O pêndulo simples é um sistema mecânico que consiste em uma massa puntiforme, ou seja, um corpo com dimensões insignificantes, presa a um fio de massa desprezível e inextensível capaz de oscilar em torno de uma posição fixa.
1 Efeito relacionado à ação da gravidade sobre o corpo. 2 Tendência que tem um corpo, quando inclinado, de voltar para a posição vertical, atuando como um pêndulo.
Como as metrópoles impulsionam o movimento pendular?
O movimento pendular por saturação urbana está relacionado com a crescente descentralização dos centros urbanos e a grande oferta imobiliária em regiões não-centrais. O principal motivo desse fenômeno é a procura por regiões com menores índices de violência, de poluição, de congestionamentos, dentre outros fatores.