Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
A arte contemporânea se mostrou mais evidente na década de 50, período que muitos estudos consideram o início do seu estado de plenitude. A efervescência cultural da década começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.
A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se: Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.
A arte se expandiu para as mais variadas formas de expressão, como escultura, pintura, arquitetura, música, literatura e fotografia. As principais expressões artísticas do movimento de arte moderna foram o fauvismo, abstracionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, dadaísmo, concretismo.
A arte contemporânea é o movimento que existe atualmente. Na verdade, ela engloba diferentes expressões criativas, como a grafitagem, videoarte, minimalismo e arte eletrônica.
Como estamos vivendo no período da arte contemporânea, as interpretações são muitas. Ao somarmos com o número de ideias expostas e disponíveis ao nosso redor, a compreensão sobre a arte e seus impactos pode atordoar.
A arte moderna frequentemente buscava representar o mundo de maneira objetiva e realista, mesmo que através de técnicas inovadoras. Já a arte contemporânea valoriza a subjetividade e a experimentação, desafiando as convenções estéticas e propondo novas formas de interpretação.
Denominadas “artes clássicas”, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura, se destacam pelo apelo emocional e valor estético que provocam a quem as observa. A definição ganhou forma no século XVII e na Grécia.
A arte é vista como uma poderosa ferramenta de transformação individual e de desenvolvimento, por isso sempre deixamos à disposição de nossas crianças as oficinas do projeto “Arte Para Vida”, com aulas de música, teatro, literatura, fotografia e desenho.
Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
A arte contemporânea é um período amplo e diversificado que abrange a segunda metade do século XX até os dias atuais. Diferentemente dos movimentos artísticos anteriores, não há um estilo dominante na arte contemporânea, pois os artistas exploram uma ampla variedade de técnicas, mídias e conceitos.
Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923. 11ª Arte – Arte Digital (integra Artes Gráficas Computadorizadas 2D, 3D e Programação).
Arte Moderna foi um conjunto de tendências que começou a se desenvolver a partir da segunda metade do século XIX, atingindo a ápice na primeira metade do século XX. A partir desse momento, começou a envolver uma série de rupturas com as tradições que vinham sendo acompanhadas dentro da história da arte.
Enquanto na arte clássica a ideia central era retomar os valores estéticos da beleza greco-romana, na arte moderna isso era refutado: queria-se, antes, explorar tudo aquilo que era novo – formas de expressão, estilos, técnica e materiais.
Arte Popular é a atribuição que se dá a produções artísticas (pintura, literatura, escultura, etc.) com relevante valor, de pessoas que nunca se especializaram em arte, de fato, frequentando escolas e etc.
Arte tradicional é a estilização das formas artísticas anteriores que integram em determinado tempo e meio local, o caráter moral dum povo, o cunho da sua civilização; é o produto duma evolução rítmica de ciclos sucessivos de arte e estilos; é uma expressão coletiva, estranha à vontade individual, do pleno domínio do ...
Essa escola artística buscava romper com o tradicionalismo por meio da liberdade estética, da experimentação constante e, principalmente, pela independência cultural do país.
A Arte Contemporânea, também conhecida como Arte Pós-moderna, é um estilo artístico que surgiu a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, também é chamada de Arte do Pós-guerra, apesar de não ser possível definir um momento exato da sua origem.
ainda hoje, os objetos artísticos possuíram funções sociais e econômicas que permitiram sua constituição e seu desenvolvimento.” ser bela, ser agradável, decorativa, a obra é a representação do que o artista vive, pensa e sente, o artista se molda em sua obra.
Na arte traduzimos não apenas uma porção de nossa subjetividade individual, mas também imprimimos algo do tempo em que vivemos. Seja este detalhe voluntário ou não, o fato é que a arte é um registro histórico e pessoal da experiência humana.