O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.
Características gerais: Serpente de médio porte, se alimenta de sapos, peixes e roedores. É vivípara, com ninhada que varia de 6 a 17 filhotes. Seu comportamento é agressivo quando capturada, seu veneno é causa edemas e dor no local afetado, porém não há registro de acidentes graves em humanos.
A Philodryas é uma cobra não venenosa conhecida como “corre-campo”. Embora não seja peçonhenta, quando ameaçada ou acuada torna-se agressiva, podendo dar bote e até morder. Tem atividade diurna e é terrícola. A base da sua alimentação são pequenos mamíferos e lagartos.
E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.
Fazer a poda de plantas arbustivas e remover folhas secas caídas do jardim são ótimas práticas para espantar cobras. Dessa maneira, você evita que elas tenham espaços para fazer ninhos e se entocarem, o que torna mais difícil encontrá-las. Além disso, evite deixar sacos de lixo acumulados no exterior da casa.
É uma serpente opistóglifa, podendo atingir um comprimento de 160 cm, corpo amarelo-bronzeado com quatro linhas laterais escuras e escamas que apresentam uma borda negra.
A cobra Gopher não é venenosa, mas possui presas longas que podem machucar. A espécie pode chegar aos dois metros de comprimento e precisa do uso de uma iluminação especial para garantir sua sobrevivência.
No entanto, um vídeo que circula nas redes sociais deixou os internautas chocados. Nele, uma cobra-real (Ophiophagus hannah), a cobra venenosa mais longa do mundo, que pode medir até 5 metros de comprimento, é vista “de pé” em uma área rural na Índia.
Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.
Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan. Em seguida vêm as cascavéis (9%), as surucucus (3%) e as corais (1%).
A cobra-real, uma das cobras mais venenosas do planeta, pode literalmente “se levantar” e encarar uma pessoa adulta. Quando confrontadas, as cobras-reais podem levantar até um terço de seu corpo do solo e ainda avançar para atacar.
Junto de serpentes da família Boidae (família das jiboias), as pítons fazem parte do grupo das serpentes constritoras. Isso significa que para matar sua presa, essas serpentes se enrolam na vítima de modo a interromper seu fluxo sanguíneo.
História 2: Ao tentar matar uma serpente, se ela não morrer, ela voltará para se vingar. Fake de novo! As serpentes não têm essa capacidade de lembrar da sua carinha e nem têm esse desejo de vingança, pode ficar tranquilo! Mais uma vez: elas só vão atacar caso se sintam ameaçadas.
Chrysopelea paradisi que também é conhecida como cobra voadora, é uma espécie de serpente pouco venenosa que pertence à família Colubridae e ao gênero Chrysopelea, que consiste em um grupo com cinco espécies, com comprimento variado entre 0,6 à 1,2 metro.
Não é por nada que ela é sinônimo de traiçoeira, venenosa e brava. A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no país.
Cientistas brasileiros conseguiram registrar pela primeira vez na América Latina o "canto" de uma serpente. Eles fizeram um vídeo que mostra a vocalização emitida por uma cobra conhecida como papa-lesma ou dormideira (Dipsas catesbyi), nativa do continente.
Serpentes não possuem a musculatura necessária para assobiar. Mas algumas espécies, como a jiboia, conseguem produzir um chiado enquanto liberam o ar pela expiração. Esse é o “bafo da jiboia” e, na verdade, é completamente inofensivo. É um aviso de estresse da cobra, que pode desferir um bote caso alguém se aproxime.
Philodryas nattereri é o nome científico da serpente também designada popularmente como Cobra-corre-campo, corre-campo, cobra-do-mato, corredeira e ubiraquá, ocorrendo amplamente pelo nordeste e centro-oeste brasileiro e também no Paraguai.
O veneno da cobra corredeira é um veneno hemotóxico, o que significa que ele afeta o sistema sanguíneo. Ele pode causar dor, inchaço, sangramento e necrose no local da picada. Em casos graves, o veneno pode levar à morte.
Você pode misturar óleos como eucalipto, hortelã-pimenta, canela ou lavanda com água e borrifar a solução pela sua propriedade. Além de espantar cobras, deixará um aroma agradável no ambiente. Vinagre : O vinagre também é considerado um repelente natural de cobras.
O repelente STOPREPTIL é fabricado para ajudar a afastar Cobras, Lagartixas e Salamandras de qualquer localização, podendo ser utilizado em diferentes lugares, já que não contém veneno nem fitotóxicos. Casas, Casas de Campo, Jardim ou Hortas.
Como animais de sangue frio - ou seja, que não conseguem manter a mesma temperatura interna por muito tempo - as cobras costumam ser mais ativas durante os meses mais quentes do ano, que abrangem principalmente a primavera e o verão.