Quais são os sintomas da ferritina alta?
Sintomas de ferritina altaIsoladamente, a ferritina alta não costuma provocar sintomas. Por outro lado, se os níveis dessa proteína estiverem elevados em função da hemocromatose (uma causa comum de ferritina alta), o paciente pode sentir cansaço e dor nas articulações.
O que significa Hematocrose tu?
A doença é uma mutação genética que faz com que o corpo absorva mais ferro ou não faça sua eliminação adequada. O ferro em grandes quantidades no sangue pode ocasionar ferrugem nos órgãos, provocando consequências diversas, dependendo da parte do corpo.O que pode causar a hemocromatose?
Hemocromatose, a mais comum doença decorrente de sobrecarga de ferro, é uma doença herdada em que o organismo absorve e armazena ferro demais. O ferro em excesso se acumula em diversos órgãos, danificando-os. Sem tratamento, a doença pode levar à insuficiência dos órgãos afetados.O que é hemocromatose heterozigoto?
- Heterozigoto: possui mutação em um dos alelos. Está associado a aumento discreto do ferro sérico, ferritina e saturação da transferrina; homozigoto mutante: possui mutação nos dois alelos. Está associado com o aumento do ferro sérico, ferritina e saturação da transferrina.REAL OU MENTIRA? MITOS DA SAÚDE QUE VC ACREDITA!
Quando suspeitar de hemocromatose?
São sintomas da hemocromatose: fraqueza, fadiga, letargia, apatia, perda de peso; quando há lesão de órgãos específicos os sintomas podem ser específicos como dor abdominal (na hepatomegalia), artralgias (artrite), diabetes (pâncreas), amenorréia (cirrose), perda de libido/impotência (depósitos hipofisários/cirrose), ...O que não pode comer quem tem hemocromatose?
É bom que tais pessoas evitem consumir frutos do mar crus ou mal cozidos, pois eles podem transmitir um microrganismo que causa graves intoxicações em pessoas portadoras de hemocromatose. A ingestão de alimentos ricos em cálcio é importante, pois eles diminuem a absorção de ferro dos alimentos.Qual o médico que cuida de hemocromatose?
Qual o especialista indicado para tratamento da hemocromatose? Em primeiro lugar, um hematologista. Ele deverá confirmar o diagnóstico e avaliar o grau de comprometimento dos principais órgãos-alvo: fígado, coração, pâncreas, tireóide, sistema osteoarticular.Qual o exame que detecta hemocromatose?
Diagnóstico da hemocromatoseNesse caso, os exames recomendados são os de ferritina sérica e exame de saturação da transferrina e teste genético para identificação da hemocromatose hereditária.
Que exame detecta hemocromatose?
Além do exame de sangue, há alternativas de diagnóstico, uma das quais é o teste genético.Quem tem hemocromatose pode ser doador de sangue?
Hemocromatose: impede a doação de sangue em definitivo. Hepatite A: não impede a doação caso a infecção tenha ocorrido antes dos 11 anos de idade.Quem tem hemocromatose pode beber?
Pessoas com hemocromatose não devem tomar suplementos de ferro. Aqueles que têm danos ao fígado não devem beber bebidas alcoólicas porque podem causar danos ao fígado.Qual o perigo da ferritina muito alta?
Isso pode resultar em diabetes, aumento da gordura no fígado, artrite, palpitações cardíacas, cirrose e outras condições. O excesso também acelera o processo de envelhecimento devido à ação de radicais livres nas células. Neste caso, o fígado é o órgão mais afetado.O que não pode comer quando se tem ferritina alta?
evitar ingestão em excesso de gorduras saturadas. evitar ingestão de alimentos rico em frutose, tais como refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos industrializados e doces em geral. evitar consumo de bebidas alcóolicas.O que faz mal para quem tem ferritina alta?
-Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (morango, kiwi, acerola, laranja, limão, etc) em conjunto com alimentos ricos em ferro, pois ela auxilia na absorção do mineral; -Evitar as verduras verde-escura (brócolis, couve folha, rúcula, espinafre, alface, cheiro verde, etc.).Qual o nível de ferritina é preocupante?
Quando a ferritina é preocupante? De modo geral, sempre que a ferritina ultrapassar seu limite (>200 μg/L em mulheres ou >300 μg/L em homens) é cabível investigação. Entretanto, quando o excesso de ferro também é identificado, é preciso maior atenção.O que fazer para diminuir a ferritina no organismo?
Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.Qual o tratamento para baixar a ferritina?
O tratamento para o aumento da ferritina deverá depender da causa. Na maior parte dos casos, a flebotomia, chamada de sangria terapêutica é reservado para casos de hemocromatose. A perda de peso, redução do consumo de álcool e outros tratamentos da condição de base devem ser considerados.O que pode levar a hemocromatose secundária?
(Hemocromatose secundária)A sobrecarga de ferro secundária ocorre quando o ferro se acumula no organismo porque as pessoas ingerem suplementos de ferro em demasia, recebem grande número de transfusões de sangue ou têm um distúrbio no qual não conseguem formar glóbulos vermelhos de maneira eficiente.