Distanciada a aproximadamente 4,4 anos-luz de nós, Alpha Centauri é nossa vizinha mais próxima. Diferente do que parece para nós quando a observamos, ali em Alpha Centauri estão localizados não só uma, mas sim três estrelas próximas!
Depois do Sol, a Proxima Centauri é a estrela mais próxima da Terra, são 4,2 anos-luz. Ela faz parte do sistema Alpha Centauri, com outras duas estrelas.
Lua. A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros possíveis de se observar.
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós. 🌟🌟 Seu nome é grego e significa “ardente”.
O que vemos despontar no céu não são estrelas. Rochas espaciais, chamadas de meteoroides, vagam pelo espaço, em torno do Sol e próximo à Terra. Quando eles entram em alta velocidade na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno que chamamos de meteoro.
Próxima Centauri - A estrela mais próxima do Sistema Solar
Qual é a estrela mais poderosa que existe?
1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.
Qual é o nome da grande estrela que ilumina a Terra?
O Sol é a estrela mais próxima da Terra, dista aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nós, e é responsável por manter todo o Sistema Solar em sua interação gravitacional: oito planetas e os demais corpos celestes que o compõem, como planetas anões, asteroides e cometas.
A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo. Devido ao seu brilho, Sirius já era bem conhecida pelos povos antigos — tanto que seu nome significa "brilhante", em grego.
Pouco antes do nascer do Sol, Vênus aparecerá perto da Lua, na mesma direção em que nossa estrela se prepara para iluminar o dia. Se o seu horizonte estiver livre de prédios e árvores, poderá também observar Marte e Mercúrio. A estrela brilhante pertinho da Lua é Antares, uma das mais brilhantes do céu noturno.
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, é o planeta Vênus que possui o título de planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta tem uma atmosfera única composta principalmente de dióxido de carbono, o que explica em partes o porquê dele estar no topo da classificação dos planetas mais quentes.
O Sol é a estrela central do sistema solar. Todos os outros corpos do sistema solar, como planetas, planetas-anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. O Sol é responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar.
Trata-se de um corpo celeste que gira em torno de um planeta principal e não em torno de uma estrela. E não dá pra confundir: lua com letra minúscula refere-se a qualquer satélite natural, enquanto, Lua, com letra maiúscula, trata-se do satélite que orbita o planeta Terra.
Prolongando as Três Marias na direção sudeste, no alto do céu está Sirius, a estrela mais brilhante do céu. Até a metade do mês você poderá avistar o planeta Mercurio, muito próximo ao horizonte leste, pouco antes do nascer do Sol.
As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão.
Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta. Até agora, 2023 foi o ano de Vênus.
Não é possível precisar exatamente a maior estrela que existe no universo, uma vez que conhecemos apenas uma pequena parte dele. Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.
Apesar de brilhar com a intensidade de cinco milhões de sóis, a estrela conhecida mais luminosa da Via Láctea, Eta Carinae, localizada a 7,5 mil anos-luz do Sistema Solar, não é visível a olho nu da Terra.
Já ouviu falar na "Estrela Dalva"? Embora as pessoas chamem este astro brilhante de "estrela", ele é na realidade o planeta Vênus! Dependendo da época, ele aparece logo após o pôr-do-sol ou pouco antes de ele nascer, ou seja, sempre na alvorada do dia, ou alva, o que levou ao nome de "estrela da alva".
Marega, que também é coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, explica que estrela cadente é o nome popular para objetos que caem do céu. “Estrela cadente e meteoro são a mesma coisa. Agora, o que é a estrela cadente? Pode ser o meteoro, pode ser pedaço de objetos, de um satélite ou de um foguete.