A laranja Moro Osbeck, típica da região do sul da Itália (Sicília), Califórnia (EUA) e Espanha, onde a sua característica principal é a coloração avermelhada devido à alta presença de antocianina em sua polpa, podendo ser consumido em forma de suco ou extrato.
Talvez a mais diferente entre as laranjas, a sanguínea assusta com o seu interior vermelho, cor que dá nome ao fruto. A coloração da polpa se dá pela presença da antocianina, antioxidante poderoso conhecido por auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Sendo a mais popular laranja-sanguínea na Itália, a Tarocco é pensada ser derivado de uma mutação do "Sanguinello". É referido como "meio-sangue", porque a carne não é acentuada em pigmentação vermelha tanto como as variedades Moro e Sanguinello.
A fruta que tem mais essa substância é o tomate, mas ele só atua como antioxidante em suas versões processadas, na forma de massas de tomate, catchup etc. Laranjas de polpa vermelha são bastante comuns no Mar Mediterrâneo, em particular na Itália e na Turquia.
A laranja vermelha (ou toranja) é uma fruta que traz inúmeros benefícios para a saúde. A polpa dela é vermelha, da cor do sangue, e o seu poder de limpar as impurezas do organismo humano tem sido fruto de várias investigações científicas.
Existem 45 tons de laranja catalogados. Muitos tem as cores de terra, outros podem ser classificados como amarelo (amarelo cenoura, amarelo ocre, amarelo indiano) ou vermelhos (vermelho camarão, vermelho raposa, vermelho cobre) por seu alto índice de pigmentação dessas outras cores.
A laranja sanguínea é uma ótima fonte de ácido ascórbico, conhecido por nós como a Vitamina C, um antioxidante que auxilia as funções metabólicas do organismo, cicatrização de feridas, funcionamento da glândula adrenal e ainda ajuda na reparação de tecidos e saúde das gengivas.
O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na prevenção de problemas, como câncer, pressão alta, diabetes e gripe.
A laranja Mimo-do-Céu produzida no Território da Borborema possui um alto rendimento de suco, baixíssima acidez, elevado teor de SS/AT², apresentando-se predominantemente doce, conforme grupo no qual está inserida as laranjas de baixa acidez.
Além da diferença da cor bem avermelhada da fruta, ela também traz bem mais benefícios se comparada à tradicional. De acordo com alguns estudos, o consumo diário da fruta, principalmente, na forma de suco, ajuda a prevenir doenças cardíacas, reduzir o colesterol, controlar o diabetes e eliminar gordura.
A toranja pode ser confundida facilmente com a laranja, pois elas são muito semelhantes em relação a aparência, mas o que difere uma da outra é a cor do gomo. A laranja tem a cor interior mais clarinha, já a toranja tem uma tonalidade muito mais forte, lembrando um pouco da cor vermelha.
Existem variações de laranja Moro cultivadas no Brasil. No entanto, ela é originária da região da Sicília próximo ao vulcão Etna devido às condições de cultivo propícias do local.
A origem da Laranja Natal é uma seleção feita a partir da Laranja Valência e suas características particulares são frutos com poucas sementes e polpa com muito suco, o que é favorável para produção industrial. Por ser uma variedade bem doce, ela é muito consumida in natura, atendendo o mercado interno brasileiro.
A entidade aponta que há mais de 100 variedades de laranjas cultivadas pelo mundo. No Brasil, as mais comuns são as laranjas Bahia, Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Westin e Rubi.
A laranja sanguínea tem a sua casca em tom avermelhado e, dependendo do tipo (Moro, Tarocco ou Sanguinello), pode ser totalmente vermelha. Por dentro, a sua polpa é escura por conta de uma substância chamada antocianina, muito comum em flores e frutos, como o tomate, sendo a responsável por seu tom vermelho.
As laranjas de polpa vermelha, originadas de várias regiões do mundo, incluindo o Brasil, produzem frutos com cor vermelha na polpa e suco laranja escuro, independentemente da região de cultivo. O princípio ativo diferencial é o licopeno, assim como ocorre nos tomates e melancia.
A toranja, também conhecida como grapefruit, é como se fosse a filha da laranja. Ficou confuso? Isso acontece porque ela é uma fruta híbrida, isto é, surgiu a partir do cruzamento de duas espécies distintas.
Pode ser consumida em gomos ou em forma de suco, mas o gosto amargo não agrada facilmente. É rica em fibra solúvel, o que garante sensação de saciedade e bom funcionamento do intestino. Por ser amarga, é consumida predominantemente na receita de doces.