Ouça o texto abaixo! Florence Nightingale (Florença/Itália, 12 de maio de 1820-Londres, 13 de agosto de 1910), de nacionalidade britânica, foi a fundadora da Enfermagem moderna.
Dia 13 de agosto de 1910: há cem anos morreu umas das mulheres mais brilhantes do mundo: Florence Nightingale, a dama da lâmpada, mãe da Enfermagem! Veja um breve resumo da história de Florence: Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses.
Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. Ao retornar da guerra, esta se tornara uma figura popular nacionalmente; seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo.
Considerada a matriarca da Enfermagem moderna, Florence Nightingale contrariou o destino de uma mulher da alta sociedade britânica, à qual a educação e a profissão estavam vedadas, abrindo caminho para uma nova representação social da mulher e profissionalização da enfermagem.
Florence Nightingale nasceu na cidade de Florença, na Itália, foi daí que surgiu seu nome. Ela veio ao mundo no dia 12 de maio de 1820 e o dia de seu nascimento é o que marca o Dia da Enfermagem.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
"Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos. Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento. Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhi o branco porque quero transmitir paz.
Em 1837, ao receber “um chamado de Deus”, Florence Nightingale buscou treinamento entre as Irmãs de Caridade e Diaconisas protestantes, começando a aplicar os princípios que ela havia aprendido. Ela é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna4.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
Pioneiras na enfermagem, a inglesa Florence Nightingale e a brasileira Anna Justina Ferreira Nery tinham em comum o cenário de guerra e a precariedade sanitária e estrutural do século XIX. Era agosto de 1865 e o Brasil estava em guerra com o Paraguai.
Dessa forma, a lâmpada a óleo é uma grande referência a Florence Nightingale e significa também a luz no caminho dos profissionais da área. Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura.
Considera-se, entretanto, que a Enfermagem Moderna foi introduzida no Brasil em 1923, mediante a organização do serviço de enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), então dirigido por Carlos Chagas.
Com o tempo, esse trabalho foi ganhando destaque na sociedade, até que se tornou uma profissão. O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra.
Florence nasceu na Itália, em 12 de maio de 1820, era filha de ingleses e sabia falar diversos idiomas (inglês, alemão, francês, italiano, grego e latim).
Florence Nightingale é considerada a criadora da profissão de Enfermagem. Ela foi uma enfermeira inglesa que se destacou durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ao cuidar dos feridos de forma diferenciada.
Se estamos doentes e acamados, o Eterno é nosso enfermeiro: ele cuida de nós até a recuperação. Eu disse: “Ó Eterno, sê generoso! Junta meus pedaços outra vez, porque meus pecados me esfacelaram”. Meus inimigos desejam o pior para mim, fazem apostas a respeito do dia em que vou morrer.
A lenda reza que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas as profissionais de enfermagem que se formam sem ter um namorado ficam solteironas pro resto da vida...
À sua época Florence contribuiu, significativamente, para a melhoria e para o desenvolvimento da saúde no ambiente hospitalar. A visão de Florence era priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente, preceito que sustenta a Teoria Ambientalista.
Como enfermeira, ela responde, poeticamente, retratando a enfermagem, associada à metáfora dos girassóis; estes, pela visão poética, podem iluminar os caminhos do cuidar e de quem realiza o cuidado.
Qual a cor da pedra do anel de formatura enfermagem? Assim como vários outros cursos da área da saúde, a cor da pedra que representa o curso de enfermagem é o verde. Essa cor simboliza a natureza, o poder de cura e a vida. Acreditava-se que a esmeralda possuía um poder de restaurar a saúde.