A artéria radial também é clinicamente importante devido à sua localização no punho, já que sua pulsação pode ser palpada e usada para determinar a frequência cardíaca.
As principais topografias são: Artérias radiais; Artérias braquiais; Carótidas: estas devem ser palpadas delicadamente, na borda anterior do músculo esternocleidomastóideo com o indicador e dedo médio.
A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.
Tudo porque acreditava-se que uma veia do dedo anelar esquerdo dava direto no coração – dado que a anatomia atual desmitificou. Era a vena amoris (“veia do amor” em latim).
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.
A artéria radial também é clinicamente importante devido à sua localização no punho, já que sua pulsação pode ser palpada e usada para determinar a frequência cardíaca.
Trajeto. A artéria braquial é uma continuação da artéria axilar, e se origina junto à borda inferior do tendão do músculo redondo maior. Ela termina ao nível do colo do rádio, cerca de 1 centímetro abaixo da articulação do cotovelo, onde se divide nas artérias ulnar e radial.
O pulso que você palpa no punho corresponde a artéria radial ( coincide com o mesmo lado do dedo polegar ). Caso palpe o pulso do lado contralateral ( coincide com o lado do dedo mindinho), será o pulso ulnar.
Normalmente, as pessoas não percebem os batimentos do seu coração. Entretanto, muitos podem perceber os batimentos de seu coração quando algo faz com ele bata com mais força ou mais rapidamente que o normal. Geralmente, esses batimentos rápidos e fortes são uma resposta normal do coração (taquicardia sinusal).
É recomendável a palpação dos pulsos superiores, o radial e o braquial, e dos inferiores pedioso, poplíteo e tibial posterior. Outros pulsos são palpáveis e aconselháveis para palpação em casos específicos, como o femural em casos de emergência.
As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.
Outro vaso importante é a artéria pulmonar a qual conecta o coração ao pulmão fazendo parte do sistema de circulação pulmonar. As duas maiores veias que carregam sangue para dentro do coração são a veia cava superior e a veia cava inferior. Elas são chamadas "veia cava" porque elas são as "veias do coração".
O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização.
O local para aferição do pulso do paciente dependo do seu estado. Comumente são as artérias: carótida, femoral, radial, braquial, poplítea e pediosa; 6.
Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.
De forma geral, as veias da mão drenam para as veias radial ou ulnar, e consistem das seguintes: Arco venoso palmar superficial. Arco venoso palmar profundo. Rede venosa dorsal da mão.
Veias superficiais: estão localizadas mais próximas à nossa pele, podendo, inclusive, ser visualizadas. Veias profundas: estão localizadas mais internamente e podem estar sozinhas ou acompanhadas de artérias. As veias que acompanham as artérias são chamadas de satélites.
A veia basílica é uma das principais veias do membro superior, frequentemente visualizável através da pele. Forma-se no punho, sobe pelo antebraço e braço, além de chegar à axila, onde termina a partir da fusão com outras veias, para formar a veia axilar.
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.
Segundo a lenda, os gregos acreditavam que uma veia especial, chamada de “Vena Amoris” ou “Veia do Amor”, ligava diretamente o dedo anelar ao coração. Essa crença simbólica de uma conexão direta entre o dedo anelar e o coração definiu o local perfeito para usar a aliança, como mencionado por Caldwell, H.
Um sinal simples das mãos, unindo as pontas do polegar com o dedo indicador, formando um coração, ou finger heart, termo mais popular na web, viralizou mundo afora graças à influência do k-pop, gênero musical vindo da Coréia do Sul e que explodiu em meados de 2017.