Os acionistas da Via (VIIA3) aprovaram mudança de nome para Grupo Casas Bahia e aumento do capital social de até 3 bilhões de ações ordinárias (ON), segundo ata da AGE publicada nesta terça-feira (12).
Segundo a própria varejista, a ideia da mudança é fortalecer sua principal marca e apelar, em parte, à nostalgia das pessoas. A companhia ainda voltou com o slogan “dedicação total a você” e colocou o ator Fabiano Augusto nas suas propagandas, duas marcas registradas da Casas Bahia no começo dos anos 2000.
A antiga Via (VIIA3) está passando por mudanças – e nem todas estão sendo bem recebidas pelo mercado. Na terça-feira (12), a companhia anunciou que estava mudando seu nome e seu ticker na Bolsa para Grupo Casas Bahia (BHIA3), em substituição ao anterior VIIA3.
Pouco mais de dois anos depois de mudar seu nome de Via Varejo para Via, uma das maiores empresas de varejo doméstico do Brasil resolveu voltar às origens e agora se chama Grupo Casas Bahia.
Cerca de 7 meses após voltar atrás em sua mudança de nome, o Grupo Casas Bahia (que antes era Via e antes, Via Varejo) fez outro recuo. O Pontofrio vai voltar ao seu nome original, cerca de 3 anos depois de ter sido reduzido para apenas “Ponto”.
Além da mudança na denominação social, a Via informou que a partir do pregão do dia 20 de setembro de 2023, suas ações passarão a ser negociadas na bolsa de valores com um novo código de negociação, o BHIA3. O ticker BHIA3 vem em substituição ao código atual VIIA3.
História. Em dezembro de 2009, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) adquiriu a Casas Bahia e transferiu sua unidade de varejo para a Globex Utilidades S.A., empresa dona do Pontofrio que foi comprada em junho do mesmo ano.
A Via Varejo S.A. é a empresa responsável pela administração de duas importantes varejistas brasileiras, Casas Bahia e Pontofrio. A companhia está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 Estados e no Distrito Federal, com mais de 900 lojas e cerca de 50 mil colaboradores.
Sobre nós. O Grupo Casas Bahia está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto; as vendas online do Extra.com.br; as soluções financeiras do banQi; a fábrica de móveis Bartira; e a logtech Asap Log.
A Casas Bahia sobe 20% no mês. Segundo Leandro Petrokas, sócio da Quantzed, a alta das empresas do setor de varejo na Bolsa é motivada pela queda dos juros futuros (DIs), seguindo comportamento dos juros no exterior e melhora na percepção do quadro fiscal para 2024.
A Via (ex-Via Varejo), dona das marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com, anunciou nesta quarta-feira a compra da empresa de logística CNT, considerada uma logtech. A companhia não revela o valor da aquisição, mas afirma que o pagamento será feito com o próprio caixa, sem financiamento.
As ações da Casas Bahia (BHIA3) derreteram mais de 10% na sexta, no primeiro pregão após o grupamento na razão de 25 para 1 decidido pela empresa. O papel, que chegou a valer R$ 0,50, tinha caído 81% em 2023 e 17% no mês, e está cotado agora a R$ 11,17.
É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
Em 2022, a Via, segundo informado à B3 contava com um quadro de 46 mil funcionários. O número representa uma alta em comparação ao volume de 45,9 mil em 2021.
No dia 4 de dezembro de 2009, o GPA anunciou a compra das Casas Bahia, tornando-se uma parte integrante do atualmente maior grupo varejista brasileiro.
Em seu marketplace a Via Varejo possui cerca de 4 mil sellers e comercializa em seus sites mais de 3 milhões de itens entre marketplace e produtos de estoque próprio.
Mas um desentendimento familiar fez Michael e Samuel comprarem a parte de Saul na empresa, abrindo caminho para a fusão da Casas Bahia com o Ponto Frio, então controlado pelo Pão de Açúcar, de Abilio Diniz. Dessa fusão, em 2009, nasceu a Via Varejo.
“Além da expectativa de um balanço abaixo do top line, a queda nas ações de Casas Bahia é explicada principalmente por uma percepção pior em relação à taxa Selic, visto que o mercado achou a fala 'hawkish' do Banco Central (BC) e espera a ata para entender melhor sobre eventual mudança no ritmo de cortes”, disse Fábio ...
A Via Varejo não nasceu como marketplace, mas logo ela percebeu que esta tecnologia tinha muito a oferecer. As empresas de seu guarda-chuva, Casas Bahia, Ponto Frio e Extra eram muito bem sucedidas, porém elas apresentavam um certo limite de crescimento devido à concorrência e as próprias características do negócio.