São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
Retas concorrentes: duas retas são classificadas como concorrentes quando elas possuem um ponto em comum, ou seja, quando elas se encontram em um único ponto. Quando essas retas se cruzam formando um ângulo de 90° entre si, temos um caso particular de retas concorrentes, que são as retas perpendiculares.
Duas retas são classificadas como concorrentes quando se encontram em um único ponto. Além delas, existem as retas paralelas e as retas coincidentes. Duas retas são concorrentes quando elas se encontram em um único ponto.
Duas retas (segmentos de reta) no espaço R3 podem ser: paralelas, concorrentes ou reversas. Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.
Duas ou mais retas podem se cruzar, e o ponto de encontro entre elas é chamado de ponto de intersecção. No dia a dia podemos ver a intersecção de duas retas em vários casos. Na imagem a seguir vemos muitas ruas se cruzando, e se pensarmos que essas ruas são retas, temos várias intersecções de retas.
Ponto de Intersecção entre Duas Retas - Geometria Analítica - Professora Angela
Qual o nome de duas retas que se cruzam?
Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.
Como são chamadas as duas retas que não se cruzam?
Retas paralelas são retas que nunca se interceptam, e elas formam o mesmo ângulo quando são interceptadas por outra reta. As retas perpendiculares se interceptam em um ângulo de 90 graus, formando um canto quadrado.
As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
Retas concorrentes possuem um ponto em comum, pois elas se cruzam. As retas paralelas não possuem ponto em comum. A semirreta possui origem, mas é ilimitada no outro sentido, isso é, possui início, mas não tem fim.
Quando as linhas se cruzam, elas formam ângulos e pontos que podem ser usados para criar padrões e formas complexos. Retângulos são um tipo de polígono que possui quatro lados, quatro vértices e quatro ângulos retos.
Como são chamadas as retas que nunca se encontram?
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido.
Quando as retas se cruzam, elas são conhecidas como concorrentes, e quando elas se cruzam formando um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°, essas retas concorrentes são conhecidas também como perpendiculares, então podemos afirmar que: Duas retas são perpendiculares quando o ângulo formado entre elas é de 90°.
Como são chamadas as duas retas que jamais se encontra?
As retas paralelas nunca se encontram, ou seja, não possuem ponto em comum. Então o suplementar desse ângulo mede 180°−105°=75°. No primeiro caso, as retas têm um ponto em comum, logo, elas são concorrentes. No segundo caso, as retas não têm nenhum ponto em comum, sendo então paralelas.
As retas são infinitas. Isso significa que, dados dois pontos distintos de uma reta, sempre existirá um ponto entre eles também pertencente a essa reta. O resultado disso é que as retas possuem comprimento infinito.
Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º). Utilizamos o símbolo ⊥ para indicar a perpendicularidade. Notação: r ⊥ s Lê-se: reta r perpendicular à reta s.
Quando duas retas são chamadas de perpendiculares?
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
O que é reta transversal? Tendo um feixe de retas paralelas, conhecemos como reta transversal a reta que corta as retas paralelas. Na imagem, as retas r e s são paralelas. Note que elas estão sendo cortadas por uma reta t, então dizemos que a reta t é uma reta transversal às retas paralelas.