Sistema Brasileiro de Inteligência, órgão cuja ABIN integra. A partir de setembro de 2005, o cargo de diretor-geral passou a ser exercido por Márcio Paulo Buzanelli profissional na Atividade de Inteligência desde 1978.
Agência Brasileira de Inteligência está no centro da investigação da Polícia Federal que apura o uso ilegal de uma ferramenta de espionagem. A suspeita é de que, durante o governo Bolsonaro, a Abin tenha usado a ferramenta para monitorar, ilegalmente, opositores.
Hoje deputado pelo PL, Alexandre Ramagem, que comandou a Abin de julho de 2019 a março de 2022, era delegado federal, assim como o atual chefe: Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio do ano passado.
Cargo mais alto da Abin tem salário de R$ 25,7 mil
Segundo o regulamento da Abin, os oficiais de inteligência são os responsáveis por manusear plataformas de vigilância e de proteção à segurança nacional.
As atividades de controle interno da ABIN, inclusive as de contabilidade analítica, serão exercidas pela Secretaria de Controle Interno da Presidência da República.
Assim sendo, o que faz um agente da ABIN, em um contexto geral, é colher e analisar dados para que as autoridades do Estado tenham conhecimento de assuntos críticos para o país e possam tomar as decisões que forem necessárias. Resumindo: o agente do serviço secreto do Brasil deve estudar possíveis ameaças e relatá-las.
O que pode fazer um cidadão que queira saber se existem informações de seu interesse no banco de dados da ABIN? O interessado deve requerer ao SIC/PR (Serviço de Atendimento ao Cidadão da Presidência da República) a infomação desejada.
É importante ter em mente que para se ingressar na carreira é preciso um curso superior em qualquer área de formação. Posto isso, o candidato à prova da ABIN não terá de lidar com critérios restritivos e isso significa que a motivação para estudar é maior ainda.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gestão técnico-administrativas, suporte e apoio logístico a: produção de conhecimentos de inteligência; ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; operações de inteligência; atividades de pesquisa e ...
O Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) é o conjunto de órgãos governamentais responsável pela produção de conhecimentos de interesse das atividades de inteligência, em especial aqueles ligados à defesa externa, segurança interna e relações exteriores.
"A Abin é a maior interessada na apuração rigorosa dos fatos e continuará colaborando com as investigações", disse a agência. As investigações da PF apontam que o esquema de coleta de informações de inteligência teria servido a fins políticos com o monitoramento de adversários políticos da família Bolsonaro.
Não há limite de idade para participação nos concursos da ABIN. No entanto, conforme o inciso II do art. 186 da Lei 8.112/1990, o servidor será aposentado compulsoriamente aos 75 anos de idade.
Sistema Brasileiro de Inteligência, órgão cuja ABIN integra. A partir de setembro de 2005, o cargo de diretor-geral passou a ser exercido por Márcio Paulo Buzanelli profissional na Atividade de Inteligência desde 1978.
Os números são de dezembro de 2022 e foram coletados pelo Metrópoles na página de Dados Abertos do governo federal. Ainda conforme aponta o site institucional, dos 4.572 cargos efetivos aprovados em lei na Abin, 3.484 estão vagos, ou seja, não foram ocupados. Os demais 1.088 estão preenchidos.
O último concurso da Agência Brasileira de Inteligência foi lançado em 2017 e teve todas as suas fases aplicadas entre 2018 e 2019. O concurso foi organizado pelo Cebraspe/Cespe.
As provas objetivas foram compostas das seguintes disciplinas de conhecimentos básicos: Língua portuguesa. Atividade de Inteligência e legislação correlata. Direito administrativo.
O último edital do concurso da Agência Brasileira de Inteligência foi prorrogado mais uma vez até 2024. Agora, foi solicitada a nomeação de 409 aprovados na última seleção. O provimento das vagas deve ocorrer ainda em 2022, de acordo com a INTELIS (União dos Profissionais de Inteligência de Estado da ABIN).
Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm, define crimes e dá outras providências.
É composto de cursos completos, de vídeos e PDFs (que podem ser estudados juntos ou separadamente), com teoria e questões comentadas. Esse material é feito para ser utilizado por alunos de qualquer nível, pois todas as matérias e assuntos são ensinados do ZERO ao AVANÇADO, com milhares de questões comentadas.
A especialidade do CIE, inicialmente, era infiltrar agentes em movimentos estudantis, sindicais ou qualquer outro não afinado com o regime. Os agentes eram treinados para que parecessem apoiadores da esquerda, e suas verdadeiras intenções eram conhecidas por pouquíssimas pessoas dentro das Forças Armadas.