Método aplicado em equações do 2° grau A termologia da fórmula é uma homenagem ao seu criador, o professor e astrólogo indiano Bhaskara Akaria. Ele é tido como um dos principais matemáticos do século XII.
Quando nos deparamos com a expressão “Fórmula de Bhaskara”, a conclusão mais óbvia parece ser a de que Bhaskara Akaria, um professor, astrólogo, astrônomo e matemático indiano descobriu a fórmula.
A fórmula de Bhaskara é uma das mais importantes expressões matemáticas cuja finalidade é ajudar a resolver equações de segundo grau. Ela leva o nome do seu criador - embora existam controvérsias - Bhaskara, um indiano que viveu durante o século XII.
Como surgiu a fórmula de Bhaskara? Estabelecida na década de 60 no Brasil, a fórmula leva o nome de um grande matemático, professor, astrólogo e astrônomo indiano, Bhaskara Acharya (ou Bhaskara Akaria), pois sua atuação no setor foi uma das mais consideráveis do século XII.
A fórmula de Bháskara pode ser encontrada aplicando outro processo resolutivo das equações do segundo grau sobre ax2 + bx + c = 0. Os detalhes sobre esse processo podem ser conhecidos no texto Método de completar quadrados.
COMO RESOLVER EQUAÇÃO DO 2º GRAU SEM FÓRMULA | Ledo Vaccaro
Quem realmente fez a fórmula de Bhaskara?
A termologia da fórmula é uma homenagem ao seu criador, o professor e astrólogo indiano Bhaskara Akaria. Ele é tido como um dos principais matemáticos do século XII.
📖 Para quem não sabe: Bhaskara nasceu na Índia em 1114 e morreu em 1185. Ele foi professor, astrólogo, astrônomo e chegou a chefiar o observatório astronômico em Ujjain, o principal centro matemático da Índia antiga.
A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau cujo nome homenageia o grande matemático indiano que a demonstrou. Essa fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes.
Na prática é com a bhaskara e o uso da trigonometria que muitos campos de estudo e aplicação no nosso mundo moderno são possíveis, incluindo: computação gráfica, desenvolvimento de jogos, eletrônica, sistemas de navegação, teoria musical, acústica, estatística, equipamentos médicos, economia e por aí vai.
O livro mais famoso de Bhaskara é o Lilavati, obra elementar dedicada a problemas simples de aritmética, geometria plana (medidas e trigonometria elementar) e combinatória, obra que também leva o nome de sua filha.
O primeiro indício do uso de equações está relacionado, aproximadamente, ao ano de 1650 a.C., no documento denominado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor - Egito, em 1858.
Tem mais depois da publicidade ;) Segundo passo: Calcule o valor de delta. O valor de delta é dado pela seguinte expressão: Δ = b2 – 4ac, em que a, b e c são coeficientes da equação e Δ é delta. Terceiro passo: calcule os valores de x da equação.
Um importante matemático indiano – que não usava a fórmula que você decorou no Ensino Médio. A coisa se chama fórmula de Bhaskara apenas no Brasil. E faz pouco sentido: o matemático indiano Bhaskara Akaria não inventou a fórmula. Conhecido como “o sábio”, Bhaskara nasceu na Índia em 1114 e morreu por volta de 1185.
O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.
O que representa o discriminante na fórmula de Bhaskara?
O discriminante é a parte da fórmula de Bhaskara sob o símbolo da raiz quadrada: b²-4ac. O discriminante nos diz se há duas soluções, uma solução, ou nenhuma solução.
Erroneamente, na década de 1960, a literatura matemática no Brasil atribuiu à Bháskara, um matemático indiano do século X, a descoberta da famosa fórmula para determinar raízes de uma equação de segundo grau. Na verdade, problemas que envolviam equações quadráticas surgem na Babilônia há aproximadamente 4.000 anos.
Bhāskara (ca. 600 – ca. 680) (frequentemente chamado de Bhaskara I para evitar confusão com o matemático Bhaskara II do século XII) foi um filósofo e matemático indiano do século VII.
François Viète (1540-1603) é responsável pela introdução de vários símbolos na matemática e aos poucos foi substituindo as palavras nas equações, sendo por esse motivo conhecido, por muitos, como o Pai da Álgebra.
Nessa obra, al-Khowarizmi apresenta a equação do 2° grau, bem como sua resolução, de forma retórica, além de uma comprovação geométrica denominada método de completar quadrados, método geométrico distinto do uti- lizado pelos gregos. Em muitos casos apresentava, tal como seus predecessores somente uma raiz (positiva).