O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023. Descrito por Franklin D.
Declaração do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o encerramento da COP28, em 13 de dezembro de 2023. Agradeço ao governo dos Emirados Árabes Unidos por sua hospitalidade – e ao presidente da COP28, Dr.
Um dos políticos portugueses mais influentes do pós-Revolução dos Cravos,ex- comissário da ONU para os refugiados e secretário-geral da organização em um momento perigoso da política global, António Guterres é lembrado como um articulador hábil, com ideias conhecidas e consolidadas, e como alguém cujas palavras nem ...
Reforma. Atualmente a ONU passa por um processo de Reforma, oficialmente iniciado pelo ex-secretário geral Kofi Annan (atualmente o secretário geral da ONU é o português António Guterres) com a publicação do relatório In Larger Freedom.
Presidente da África do Sul defende mulheres na ONU: "Homens aqui são a maioria"
Quem manda na ONU hoje?
O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023. Descrito por Franklin D.
A Assembleia Geral é o principal dos órgãos da ONU. Os objetivos da ONU são a garantia da paz e da segurança internacional, o estreitamento de laços entre seus membros e a ampliação da cooperação internacional com base nos princípios da soberania igualitária e do respeito aos povos.
Deve pautar a sua atuação segundo a Carta das Nações Unidas, obedecendo aos princípios de independência e imparcialidade. O atual secretário-geral, António Guterres, assumiu em 2017, sucedendo a Ban Ki-moon, que completou dois mandatos na função (1 de janeiro de 2007 a 1 de janeiro de 2017).
A própria ONU faz o acompanhamento global da implantação dos ODS, da agenda 2030. E tem conhecimento das dificuldades de sua implementação pelos países. Este é um dos motivos, inclusive, da criação do “Grupo de Líderes Para o Estímulo dos ODS”, onde o ministro Márcio Macêdo representa o Brasil.
O diplomata Sérgio França Danese será o novo representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação feita pela Presidência da República, por meio da Mensagem 7/2023.
Por outro lado, porém, o Secretário-Geral, indicado pelo Conselho de Segurança, é eleito pela Assembléia-Geral, onde as nações subdesenvolvidas representam hoje pràticamente 4/5 dos votos.
O Dia das Nações Unidas foi celebrado na segunda-feira (26/10) com o lema “O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás”. A data oficial é 24 de outubro, dia em que entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, documento que marcou a fundação da organização.
O Brasil vai assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), a partir deste domingo, 1º/10, pelo período de um mês. O país ocupa uma das 10 vagas do Conselho para membros não-permanentes, em um mandato que irá até o fim deste ano.
Em 2024, a ONU, por meio do PNUMA, traz como tema central desta data o alerta para a rapidez necessária para combater a desertificação e construir a resiliência à seca.
O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, tendo depositado sua ratificação da Carta da ONU em 21 de setembro de 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
Como é eleito o Secretário-geral? De acordo com o artigo 97 da Carta das Nações Unidas, “O Secretário-geral deve ser nomeado pela Assembleia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança.”.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
A ONU conta com a participação de 193 países e, também, territórios que buscam a sua independência. A ONU é formada por 193 países, que são todos territórios independentes e internacionalmente reconhecidos como tal.
O país mantém uma missão permanente para o Escritório das Nações Unidas, chefiado pelo Embaixador Tovar da Silva Nunes. A delegação é responsável por representar o Brasil nas agências com sede em Genebra.
Atualmente, ele é formado por um total de 15 membros, cinco dos quais são permanentes, enquanto os outros dez não são. Os países permanentes do Conselho são China, França, Rússia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, além dos Estados Unidos.
A bandeira das Nações Unidas consiste no emblema que representa a projeção equidistante azimutal branca do mapa-múndi, centrada no Polo Norte, com dois ramos de oliveira brancos colocados à sua direita e à esquerda, localizados no fundo azul-celeste.