Uçá, caranguejo-uçá, catanhão, caranguejo-verdadeiro ou uçaúna é um caranguejo da família dos ocipodídeos. A carne do caranguejo-uçá é muito apreciada na culinária; sua carapaça também é utilizada no artesanato, em cosméticos e na alimentação animal.
O guaiamum – também guaiamu, goiamu ou goiamum – é um caranguejo de grande porte, com carapaça azulada que alcança 10 centímetros de comprimento e pode pesar até mais de 500 gramas. O habitat dele inclui toda a costa brasileira, geralmente manguezais de terrenos arenosos e úmidos.
O caranguejo , conhecido como caranguejo-uçá, é um dos mais importantes constituintes da fauna do ecossistema de manguezal. A espécie apresenta distribuição desde a Flórida (USA) até Santa Catarina (Brasil).
Caranguejos verdadeiros fazem parte da infraordem Brachyura e se destacam por ter 10 patas, sendo o primeiro par dotado de pinças. Além disso, possuem uma carapaça resistente e um corpo arredondado. Caranguejos podem ser encontrados em ambiente marinho, de água doce e até mesmo terrestre.
CARANGUEJOS | Tudo o que você PRECISA saber sobre os caranguejos
Onde vive o caranguejo real?
O caranguejo real norueguês, com a sua carne luxuosa e deliciosa, fornece uma experiência gastronómica exclusiva e com muito sabor. Cresce devagar nas águas frias do Ártico e é pescado de forma sustentável com todo o respeito e cuidado por parte dos pescadores locais em pequenas embarcações costeiras.
Caranguejo é um animal invertebrado pertencente ao grupo dos artrópodes, mais precisamente o grupo dos crustáceos. Apesar de o nome caranguejo ser aplicado para se referir a diferentes crustáceos, os caranguejos verdadeiros são aqueles pertencentes à infraordem Brachyura.
Caranguejo é um crustáceo muito apreciado na culinária litorânea. Destaca-se por ter carapaça resistente e dez patas, sendo as primeiras dotadas de pinças. O caranguejo tem o primeiro par de patas com pinças, usadas para a defesa e alimentação.
Os caranguejos-aranha japoneses (Macrocheira kaempferi) podem viver de 50 a 100 anos, mas suas pernas continuam crescendo mesmo depois que seu corpo para.
História taxonómica. Quando a nomenclatura zoológica foi pela primeira vez padronizada por Carolus Linnaeus em 1758 na décima edição do Systema Naturae, o género Cancer incluía quase todos os crustáceos, incluindo todos os caranguejos.
O coração se localiza no tórax, possui três pares de óstios e dele partem cinco artérias. Essas artérias se ramificam e realizam trocas gasosas com os tecidos antes de escoar a hemolinfa no grande "seio esternal", para depois passar pelas brânquias e voltar ao coração.
Os artrópodes (como os insetos, caranguejos, aranhas e escorpiões) conseguem captar a luz através de ocelos, olhos simples e olhos compostos. Os insetos e alguns crustáceos conseguem detectar a intensidade e a direção da luz através dos ocelos, mas não são capazes de formar imagens.
Suas garras possuem força de até 3.300 newtons, mais fortes que qualquer outro crustáceo e comparável à mordida de grandes predadores, como o leão. — As garras do caranguejo dos coqueiros podem gerar força entre 80 e 100 vezes a massa dos seus corpos — explicou Oka.
Os Crustáceos apresentam o corpo geralmente dividido em duas partes. A região mais anterior é o cefalotórax, resultado da união da cabeça ao tórax, seguida do abdômen. Além disso apresentam dois pares de antenas e diversos pares de patas. São exemplos: camarão, siri, caranguejo, lagosta, baratinha da praia etc.
Afinal, como comer caranguejo? Via de regra, recomenda-se comer caranguejo separando o corpo entre o casco e o abdômen. Feito isso, retire a parte mole e escura que fica em cima do abdômen. Após retirar, morda o abdômen, pois lá também tem carne.
A gente responde! Segundo pesquisas de especialistas em vida marinha, os predadores do caranguejo são as moreias, polvos e também algumas espécies de peixes. Eles capturam o caranguejo e, com bastante facilidade, são capazes de esmagar a carapaça que os envolvem.
Assim como qualquer outro ser vivo, o caranguejo também faz as suas necessidades fisiológicas. Seu ânus e fezes fica localizado onde estão as vísceras. “Na parte de baixo, se tiver saliência, retirar pois é o ânus do caranguejo”.
É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água. Esse tipo de respiração acontece na maioria dos animais aquáticos, como é o caso dos crustáceos, alguns moluscos e peixes.
Os caranguejos são animais que se reproduzem rapidamente, apesar de ser necessário muitos cuidados durante essa fase, como a questão da salinidade da água. Uma fêmea pode colocar até 700 mil ovos ao mesmo tempo.