E por fim, viria o batismo oficial do nome “Zipper” quando a BF Goodrich Company lançou as “Zipper Boots”, popularizando de vez o fecho deslizando (seria deslizando mesmo?) e o nome muito mais práticos.
Um zíper ou fecho-éclair ou fecho de correr é um fecho utilizado em roupas e em artefatos de couro feito de dois cadarços com dentes plásticos ou metálicos, que se encaixam por ação de um cursor.
Ficou conhecido como Éclair, vinda do francês Éclair, palavra que significa relâmpago, que se refere ao nome da sociedade detentora do registro da marca — a Éclair Prestil SN. Em Portugal e no Brasil adotou-se a expressão "fecho éclair". Este nome predomina no Rio, ao contrário de São Paulo onde ziper prevalece.
Não, cotonetes não se chamam assim de verdade. Eles são, na verdade, hastes flexíveis. Esse nome foi dado pela Johnson & Johnson, em 1920, quando foi lançado no mercado. Para quem não sabe, esse é o nome de uma marca registrada por uma empresa alemã, a Basf.
Em 2006, acontece um grande e excelente marco na história da Bombril, Ronaldo Sampaio Ferreira, retorna à assumir o controle da Companhia, ao se tornar novamente o acionista majoritário, do qual segue atuante, até hoje. A volta do Garoto propaganda.
Ele usou um acrônimo das palavras francesas velor (veludo) e CROchet (gancho) para criar o nome da marca – curiosidade Mestral obteve a patente para fechos de gancho e argola em 1955 e o primeiro registro da marca VELCRO® em 1956.
Como é chamado o zíper em outras regiões do Brasil?
Embora o texto considere "zíper" a única forma de se denominar esta peça do vestuário no português brasileiro, o termo, "braguilha" ou, ainda, "bragueta", sempre foi o mais usado, não sei se em outras regiões brasileiras, como o Norte (Pará) e o Nordeste, mas, com certeza, pelo menos nas cidades que hoje falam ...
A pecinha que encaixamos no zíper para que ele "corra" se chama 'terminal inferior'. E quando esse terminal se perde da roupa, fica quase impossível fechá-la. Essa dica vai te ajudar a colocá-lo de volta de um jeito super fácil, basta ter em mãos um canudo, tesoura e cola.
Close-up. Um zíper, zíper, mosca ou prendedor zip, conhecido como armário de fecho, é um dispositivo comumente usado para amarrar as bordas de uma abertura de tecido. Close-up.
Os Zíperes Sintéticos Invertidos, reversível ou invisível, como também são chamados, possuem sua espiral virada para trás do zíper, fazendo com que ela não apareça na peça e dando um melhor acabamento à peça final.
Os zíperes YKK são conhecidos por sua confiabilidade e resistência, o que significa que eles têm menos probabilidade de quebrar ou travar com o uso regular. A YKK é uma empresa líder na fabricação de zíperes há décadas e possui um rigoroso controle de qualidade em todas as etapas de produção.