O número representa 15% da população total do país, que é de 195,24 milhões de pessoas. O estudo mostrou que a população rural é composta por cerca de 16 milhões de pessoas, cerca de 54%, com idade entre 15 e 54 anos, que seria considerada a população economicamente ativa do meio rural.
Pesquisa apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário calcula que 36% da população brasileira é rural, diferentemente dos cerca de 16% apontados pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No último senso populacional do IBGE, a população brasileira era de 190.755.799 pessoas. Na zona rural, foram contabilizadas 14.129.837 mulheres, o equivalente a 7,4% da população.
Em 2022, as concentrações urbanas abrigavam 124,1 milhões de pessoas, 61%. Cerca de 44,8% dos municípios brasileiros tinham até 10 mil habitantes, mas apenas 12,8 milhões de pessoas, ou 6,3% da população do país, viviam em cidades desse porte.
Atualmente, mais de 80% dos habitantes do Brasil residem em cidades, sendo a maioria desses em grandes centros urbanos e capitais, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras.
Fuja desse tipo de propriedade rural | Sítio e chácara assim, não vale a pena #sítio #pomar #roça
Qual é a população rural?
Em 2000, cerca de 18,8% da população brasileira vivia no campo. Em 2022, o percentual caiu para 12,4%. "Já temos uma porcentagem de população rural menor do que Alemanha, França e Estados Unidos", disse Teixeira.
Na data de referência de 1º de julho de 2024, o Brasil tinha uma população estimada em 212,6 milhões de habitantes. O país tem 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, dos quais 13 são capitais. Ao todo, 42,7 milhões de habitantes estão nestas cidades, representando 20,1% do total do país.
Considera-se o Brasil um país urbanizado, uma vez que uma parcela maior do que a metade dos seus habitantes vive na zona urbana, sendo esse valor mais precisamente de 84,72%, de acordo com o IBGE. A população rural, que vive nas áreas não urbanizadas, é equivalente a 15,28% do total de habitantes do país.
Medindo 4,59 metros, ela se destacava pelo amplo espaço interno, quantidade de porta-objetos, capacidade para seis pessoas e bom espaço para bagagens, podendo chegar a 2.700 litros com os bancos rebatidos.
Estimativa recém-lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Brasil possuía, em julho de 2024, população de 212.583.750 habitantes, o que representa um crescimento de 4,68% (ou 9.502.994 habitantes) frente aos resultados definitivos do Censo Demográfico de 2022.
Para definir as Regiões Rurais, o IBGE utilizou conceitos de divisões regionais baseadas em área e estudos regionais (ou área de influência) baseados em redes. As primeiras definem espaços de contiguidade e uso da terra, enquanto os segundos, espaços polarizados estruturados por funções e fluxos.
Qual a porcentagem de população urbana e rural no mundo?
No ritmo atual, a estimativa é que a população urbana passe de 56% do total global em 2021 para 68% em 2050. “As cidades sofreram o impacto da pandemia. As áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial, e esse número deve crescer para 68% até 2050.
Os dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Maranhão é o Estado que detém o maior percentual da população vivendo em áreas rurais.
De acordo com os critérios oficiais de classificação – que consideram as divisões inframunicipais entre áreas urbanas e áreas rurais, respectivamente internas e externas ao perímetro urbano, definido por lei municipal –, a população rural brasileira soma 29,8 milhões de pessoas.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29,37 milhões de brasileiros vivem na área rural. O número representa 15% da população total do país, que é de 195,24 milhões de pessoas.
Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Zona rural, meio rural ou campo é qualquer região geográfica não-classificada como zona urbana ou zona de Expansão Urbana, não-urbanizável ou destinada à limitação do crescimento urbano, utilizada em atividades agropecuárias, agroindustriais, extrativismo, silvicultura e/ou conservação ambiental.
Uma é saber onde está o perímetro urbano da sua cidade. O perímetro urbano é definido pelo Plano Diretor do município em que o imóvel fica localizado, e por definição é um polígono que delimita a área urbana da cidade. O que está fora do perímetro urbano, mas dentro da cidade, é a área rural.
Atualmente, o espaço rural, em maior parte da superfície terrestre, encontra-se altamente modificado pelas atividades humanas. O fenômeno da globalização, advindo da modernização dos transportes e das comunicações, contribui para a integração dos espaços rurais e, ainda, para a sua dinamização econômica.