Uma Rubrica é uma ferramenta de avaliação para comunicar expectativas de qualidade. Rubricas são tipicamente compostas de linhas e colunas. As linhas são usadas para definir os diversos critérios sendo utilizados para avaliar uma tarefa.
Rubrica é um traço gráfico, um conjunto de letras e símbolos, que representa o nome ou as inicias de uma pessoa. É uma maneira de fazer o reconhecimento de um indivíduo por meio de uma identificação visual que permite a autenticação de documentos, contratos, textos e obras.
Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.
- A utilização de rubricas tende a melhorar o desempenho dos alunos, uma vez que permite que o professor explicite de modo claro e oportuno, aos alunos, o que se espera deles. Com isso, os estudantes podem direcionar seus esforços de modo muito mais eficaz.
As rubricas são ferramentas essenciais para trazer clareza e objetividade ao processo de avaliação na educação, definindo expectativas claras e promovendo um ambiente de aprendizado mais justo e transparente.
Rubricas são uma forma de configurar critérios de avaliação personalizados ou baseados em Objetivos para pontuação. Uma Rubrica é uma ferramenta de avaliação para comunicar expectativas de qualidade. Rubricas são tipicamente compostas de linhas e colunas.
Em outras palavras, a avaliação por rubrica consiste em um modelo de avaliação de parâmetros, o qual visa identificar se as expectativas de aprendizagem foram atingidas, além de demonstrar essas informações com fácil visualização, o que é positivo tanto para o professor quanto para os alunos.
1) Pequena anotação ou comentário acerca do que se observou, leu ou deve ser memorizado; apontamento, lembrete, nota; 2) Indicação geral do assunto e/ou da categoria de algo; 3) Nos anUgos códices, letra ou linha inicial e capítulo escrita em vermelho (em rubro, daí “rubrica'); 4) Conjunto de prescrições e normas que ...
Qual a função das rubricas como instrumento de observação de sala de aula?
A rubrica prepara o caminho para um feedback ágil e de fácil compreensão, especialmente se foi discutida com os estudantes antes da realização da tarefa. A agilidade e a clareza do feedback são um dos fatores que permite aos estudantes a superação de suas dificuldades.
A palavra deriva do latim Rubrica, ou seja, ocre vermelho ou giz vermelho, e tem origem nos manuscritos iluminados da Idade Média, especialmente do século XIII ou anterior.
Geralmente, para fazer a rubrica, se adota apenas o primeiro nome ou a união das primeiras letras do nome e dos seus sobrenomes. Como resultado, a rubrica fica com o aspecto de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas.
Não existe, em Língua Portuguesa, a pronúncia “rúbrica”, assim, com acento tônico na antepenúltima sílaba. O certo é pronunciar e escrever “rubrica”, como se houvesse um acento agudo no “i”, ou seja, deve-se pronunciar e escrever como um vocábulo paroxítono (a sílaba tônica é a penúltima: ru-bri-ca), sem acento.
Existem vários tipos de rubricas que implicam 2 escolhas na sua elaboração: holísticas ou analíticas; orientadas a uma tarefa específica ou genéricas. As rubricas holísticas dão-nos uma ideia global do desempenho do aluno numa determinada tarefa, há uma avaliação única de toda a tarefa no seu conjunto.
A rubrica é um instrumento de avaliação formativa para promover a reflexão sobre o nível de desenvolvimento na realização de trabalho/atividade/projeto durante o processo de ensino e aprendizagem, consi- derando determinados critérios e níveis de qualidade.
As rubricas são meios de avaliação ou autoava- liação, geralmente apresentada na forma de ta- belas, que são construídas e modificadas com base nas habilidades, competências e atitudes que se deseja avaliar nos alunos ou professores.
Qual é o objetivo da rubrica de acompanhamento na perspectiva da observação de sala de aula como um processo de reflexão ação sobre a prática pedagógica?
Uma das funções do processo avaliativo utilizando rubricas é possibilitar ao estudante o acompanhamento da sua aprendizagem no decorrer do processo de ensino. Os processos de avaliação de aprendizagem também são mais amplos e explicitam as relações entre habilidades cognitivas e competências socioemocionais.
A rubrica possibilita reforçar que o signatário está de acordo com cláusulas específicas do documento a ser assinado. Quem envia o documento para assinaturas pode definir quais cláusulas demandam um reforço de ciência e aceite.
As rubricas (também chamadas “indicações de cena” e "indicações de re- gência") descrevem o que acontece em cena; dizem se a cena é interior ou exterior, se é dia ou noite, e o local em que ela transcorre.
Enquanto as páginas iniciais são rubricadas, a última página é assinada pelas partes. Visualmente, a rubrica apresenta o aspecto de algumas letras unidas (letras iniciais do nome e/ou sobrenome do signatário) ou de um pequeno desenho. Vale destacar que, de forma isolada, a abreviação não possui força jurídica.
Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente. Além disso, utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo.
Ao fazer as Indicações Cênicas ou Rubricas o dramaturgo (o Autor) interfere na arte de dirigir do Diretor de Cena e também enquadra a interpretação dos atores sem respeitar sua arte de interpretar.