As queimadas são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens, ocorrendo para diversas finalidades, como limpeza da vegetação ou preparo do solo, para a agricultura e pecuária. Elas podem ser de dois tipos, natural e humano, causadas pelo próprio meio ambiente ou pelos seres humanos.
Benefícios da queimada A Queimada, por ser um jogo de equipe, promove a cooperação entre os participantes. Além disso, desenvolve a rapidez de pensamento, agilidade corporal e mira. Como é um jogo bastante movimentado, perdem-se muitas calorias durante esta brincadeira.
Na maioria das vezes, essas queimadas são provocadas pela ação humana de maneira criminosa. Os incêndios são muitas vezes iniciados por agricultores em áreas de pastagens, para renovação de pastos, e por grupos que causam desmatamento para eliminar vegetação rasteira e retirada de madeira para comercialização.
O fogo é um dos quatro elementos clássicos e tem sido usado pelos humanos em rituais, na agricultura para limpar a terra, para cozinhar, gerar calor e luz, para sinalização, propulsão, fundição, forja, incineração de resíduos, cremação e como uma arma ou modo de destruição.
Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves. O Naturatins desenvolve ações para minimizar os efeitos das queimadas sem controle.
Queimada ou queima controlada é o uso do fogo como fator de produção e manejo em atividades agrícolas, pastoris ou florestais e para fins de pesquisa científica e tecnológica, em áreas com limites físicos previamente definidos.
As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.
Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Não faça fogueiras e não jogue bitucas de cigarro ou fósforos em rodovias e áreas de mata; Não queime mato ou lixo. Faça o descarte adequado dos resíduos sólidos. Não solte balões.
Políticas públicas ineficientes e ineficazes devem ser revistas para que se tenha espaço orçamentário para implementação das ações relacionadas ao manejo integrado do fogo. Em resumo, a culpa pelo problema das queimadas em 2024 é dos governos estaduais e federal.
Que razões levam o ser humano a promover queimadas?
Como mencionado, a prática das queimadas ainda é utilizada pelos produtores para evitar a propagação de ervas daninhas e renovar a pastagem do gado. A estiagem inspira mais preocupação, já que a chance de os incêndios provocados com essas finalidades fugirem de controle é muito grande.
As queimadas são uma prática que consiste em incendiar terrenos, geralmente para limpeza do solo para plantação ou pecuária. Geram desmatamentos e podem queimar áreas verdes, biomas e até florestas inteiras, implicando na perda de biodiversidade e aumento de emissão dos gases de efeito estufa.
No tocante ao surgimento deste jogo, a versão mais aceita diz respeito ao: [...] treinamento do exército do rei Papus, que era preparado para lutar contra a invasão dos bárbaros na Papônia, que se localizava no norte da Europa Meridional. Uma das atividades desse treinamento era os arremessos de bolas de fogo.
Assim, o fogo pode ser importante na criação de certos habitats pela abertura de florestas ou da cobertura vegetal, iniciando os processos de sucessão e a manutenção da vegetação de transição.
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
Na Bíblia, o símbolo do fogo é utilizado para descrever a identidade e a ação de Deus. Pelo fogo, o Pai Eterno manifestou-se a Moisés e revelou-se como libertador do povo escravizado. O fogo expressa força, paixão, indignação profética; alastra-se facilmente, como se alastra a boa notícia da ressurreição.
A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo. O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.
É fácil esquecer como a vida teria sido sem o fogo. Mas as noites seriam frias, escuras e perigosas, forçando-nos a esperar impotentemente pelo sol. Todos os nossos alimentos seriam crus. Não admira que os habitantes do hemisfério norte encontrem conforto junto a uma lareira.
Talvez o mito ocidental mais conhecido sobre o fogo seja o de Prometeu, que rouba o fogo para oferecer aos seres humanos, mas é castigado e acorrentado em uma rocha por toda a eternidade. O fogo de Prometeu deveria servir como agente modificador da dinâmica da humanidade naquele momento de sofrimento.
Queimadas no Brasil. As queimadas que atingem a Amazônia, Cerrado e Pantanal e enchem o céu do país de fumaça são causadas pela ação humana, para renovação de pasto ou para o avanço do desmatamento. A impunidade e o dinheiro que segue fluindo para os setores que desmatam contribuem para que este problema continue.
A queimada ainda é muito utilizada pelos agricultores para limpeza e preparo do solo antes do plantio. Muitas vezes, essa prática é feita de maneira indiscriminada e sem acompanhamento, causando danos ao solo, como a eliminação de nutrientes essenciais às plantas.
São diversas as causas das queimadas pelo mundo, e elas são classificadas em dois tipos: humanas e naturais. Queimadas humanas: São causadas de maneira direta ou indireta pelos seres humanos. Elas podem ser criminosas (quando há intensão de destruir-se uma área) ou acidentais.