Qual o principal objetivo da contação de história?
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.Qual o objetivo de contar histórias para crianças?
Afinal, contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.Qual a importância de contar uma história?
Portanto, as histórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos. Nos tempos antigos, era comum as pessoas se reunirem ao redor do fogo para contar histórias.Qual objetivo de trabalhar história?
As histórias são importantes para desenvolver a comunicação das crianças, despertar o interesse delas sobre o mundo a sua volta, sensibilizá-las para dilemas éticos e morais e promover vivências significativas e contextualizadas com objetos do conhecimento extraídos de currículos.Chapeuzinho Amarelo - Contação de Histórias - Varal de Histórias
Quais são os benefícios da contação de história?
Através do faz de conta, a criança desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Contar histórias também estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade da criança. Evidências científicas mostram que as experiências vivenciadas é que constituem a arquitetura do cérebro.Qual o objetivo do ensino de história segundo a Bncc?
O ensino de História, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é pautado em promover a cidadania, trazendo inferências do passado, abordando o respeito pelas estruturas constituídas com o tempo, e pensando em como construir uma sociedade melhor agora e no futuro.Qual a importância da contação de história no ensino fundamental?
“A contação de história instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.”(MATEUS, s/d,p.:55).Qual a importância do lúdico na contação de história?
As atividades lúdicas têm capacidade de desenvolver várias habilidades na criança, proporcionando-lhe divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto-realização. Não só as crianças são beneficiadas pelas atividades lúdicas, mas também os professores.Qual a importância do professor na contação de histórias?
O professor é entendido como formador do leitor que utiliza a estratégia de ler e contar histórias. Como vimos o professor pode ler diferentes gêneros de textos, porém é importante que o professor leitor e contador de histórias possam transmitir segurança, prazer, na história narrada.O que diz Paulo Freire sobre a contação de história?
A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.Qual a contribuição da contação de história na educação infantil?
Ao ouvir histórias a criança estimula a imaginação, as emoções, desenvolve habilidades cognitivas dinamizando o processo de aprendizagem, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento. podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica''.O quê Vygotsky fala sobre a contação de história na educação infantil?
De acordo com Vygotsky: O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.O que diz a Bncc sobre a contação de histórias na educação infantil?
A contação de histórias na BNCCA Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
Como trabalhar a contação de história?
Como se tornar um contador de histórias?
- Conte a história como se conta uma boa fofoca. ...
- Escolha histórias das quais você goste. ...
- Memorize a narrativa da história. ...
- Use o livro. ...
- Utilize objetos de apoio. ...
- Lembre-se da entonação de voz. ...
- Peça ajuda para seu pequeno ou pequena. ...
- Assista a vídeos de contação de histórias.
Qual a metodologia usada na contação de história?
METODOLOGIAA história no varal é um ótimo recurso para a contação, pois as crianças conseguem visualizar melhor o texto e as ilustrações. Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas.