A produção textual desenvolve a escrita, a coordenação motora e estabelece uma ligação entre matérias como o português, história, geografia e artes. Nota-se que a prática de produção de texto é uns dos problemas enfrentados pelos os professores em sala de aula.
- Conhecer e usar estratégias de leitura adequadamente. - Produzir gêneros discursivos diversos. - Conhecer e analisar os tipos de coerência e de coesão textuais. - Empregar os recursos de coesão textual nas produções textuais adequadamente.
Produção de texto é a capacidade de elaborar, por meio das palavras, concepções e ideias ligadas a um determinado tema ou assunto. Estruturalmente, a produção de texto apresenta começo, meio e fim. Uma boa produção de texto envolve objetivos definidos, bem como o assunto a ser abordado e a modalidade textual escolhida.
Primeiramente, a produção escrita ou produção de texto é um importante recurso no processo de aprendizagem do aluno, através desse tipo de criação o estudante passa a atuar ativamente como autor, expressando suas ideias através da linguagem escrita e desenvolvendo cada vez mais habilidades com a língua portuguesa.
Qual o objetivo da produção de texto na educação infantil?
Produzir textos em grupos permite às crianças uma maior atenção à estrutura e ao funcionamento do texto, além de proporcionar a interação entre o grupo e a troca de ideias e conhecimentos.
O objetivo do desenvolvimento de um texto é provar ao leitor qual é o seu posicionamento sobre o assunto que está sendo tratado. Isso é possível, pois sua construção utiliza de diversos tipos de argumentos, que veremos mais à frente.
Qual a importância da produção textual no ambiente escolar?
A criação de textos e ilustrações pelos alunos representa uma motivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas como Geografia, Português e Artes. Atividades ligadas à produção de textos podem ser colocadas em prática de diversas maneiras.
Os tipos textuais definem as características estruturais e gramaticais dos textos, ou seja, definem as estruturas sintáticas mais utilizadas, as classes de palavra com maior evidência, os elementos que compõem os tipos e o objetivo linguístico de cada categoria, o que cada tipo deseja expressar ao seu leitor.
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).
Qual é o objetivo da produção? Essa função se caracteriza, sobretudo, pela produção de bens e serviços e pelo atendimento aos requisitos dos consumidores. Ela se relaciona diretamente com os objetivos estratégicos de uma organização.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso, a clareza das idéias é fundamental ao entendimento do leitor. O texto estará claro para quem lê quando tiver idéias bem articuladas e objetivas.
A produção de texto é um importante momento no processo de aprendizagem do aluno; é na produção de texto que ele tem a possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um simples leitor, para atuar também, como autor, como produtor de um texto.
Para produzir um bom texto, é preciso definir o gênero textual e planejar a sua estrutura, pensando em quem será o leitor. São necessárias as seguintes etapas: planejamento, conhecimento do assunto, coerência e coesão e revisão. Os textos costumam ter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...
Em (7), a produção textual escrita parece ser importante não só para apropriação de conhecimentos relacionados aos fatores de textualidade, mas também ao domínio de aspectos ortográficos, pontuação, ou seja, domínio do sistema linguístico, no que diz respeito à modalidade escrita da língua.
Quais são os objetivos de produção de um texto didático?
No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).