O principal objetivo de um bloqueio é diminuir a área do ataque adversário. Um bloqueio pode ser ofensivo, quando tem a intenção de fazer com que a bola toque a quadra adversária, ou defensivo, quando o objetivo é apenas diminuir a velocidade do ataque adversário.
Para tentar dominá-la, Napoleão usou a estratégia do Bloqueio Continental, ou seja, decretou o fechamento dos portos de todos os países europeus ao comércio inglês. Pretendia, dessa forma, enfraquecer a economia inglesa, que monopolizava o mercado consumidor europeu com seus produtos manufaturados.
Qual é o objetivo do Bloqueio Continental imposto por Napoleão e como isso afetou Portugal?
O Bloqueio Continental foi uma medida imposta pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, em 1806, a partir da qual os países europeus estavam proibidos de manter qualquer relação comercial com a Inglaterra. O objetivo desse bloqueio era arruinar a economia inglesa e expandir o domínio da França sobre a Europa.
Era cada vez maior o número de jovens que tentavam fugir do serviço militar obrigatório (ironicamente, uma das "conquistas" da Revolução Francesa). Em 1810, o czar (como era chamado o imperador da Rússia) rompeu o Bloqueio Continental ao comerciar com a Inglaterra.
Qual foi o impacto do Bloqueio Continental para o Brasil?
A retirada da Coroa Portuguesa para o Brasil com o encerramento dos laços com a França; A transferência da corte contribuiu para profundas mudanças positivas no Brasil colônia, como o desenvolvimento do comércio e o fortalecimento do espírito nacionalista, que ocasionou alguns anos mais tarde a independência do Brasil.
Qual foi a consequência do Bloqueio Continental para o Brasil?
As consequências do Bloqueio Continental foram o fortalecimento do império da França na Europa, apesar da rivalidade com a Inglaterra, e o início do processo de independência das colônias portuguesa e espanhola na América.
A derrota foi conseguida principalmente com a tática de corte das linhas de abastecimento do exército francês, já que as fontes de suprimentos ao exército estavam distantes dos postos que foram constituídos no território russo.
À frente do comando das tropas instaladas na Itália, Napoleão conseguiu vitórias muito importantes para seu país. Ele liderou os exércitos que derrotaram os austríacos e marchou com suas tropas para dentro da Áustria.
Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus de comercializarem com os ingleses, ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental. Portugal se encontrava numa situação bastante difícil, sofrendo pressões tanto dos ingleses quanto dos franceses.
Qual o principal motivo da vinda da família real para o Brasil?
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
Inicialmente, o poderio da França cresceu exponencialmente, com os exércitos de Napoleão conquistando boa parte da Europa. No total, o imperador francês lutou em mais de sessenta batalhas e perdeu muito poucas, a maioria no fim da sua carreira.
A vinda da família real para o Brasil, evento também conhecido como transferência da corte portuguesa para o Brasil, foi um acontecimento que se deu na passagem de 1807 e 1808 e foi consequência da invasão de Portugal por tropas francesas durante o período napoleônico.
Em 9 de novembro de 1799, no que ficou conhecido como Golpe do 18 Brumário, Napoleão ascendeu ao poder como cônsul. “As vitórias no campo militar e econômico – e o consequente apoio dos grupos mais abastados – deram a ele a legitimidade para alcançar a condição de imperador”, segundo Carvalho.
A Batalha de Waterloo marcou a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte em 1815. A invasão da Rússia foi uma decisão completamente desastrosa para Napoleão Bonaparte, principalmente porque o serviço de suprimento de seu exército era muito ruim.
Napoleão Bonaparte ameaçava invadir os países que não aderissem ao Bloqueio Continental e assim ele fez. Países como Espanha e Portugal foram invadidos por tropas francesas em 1807. Em 1812, foi a vez dos russos tornaram-se o alvo de Napoleão.
A falta de suprimentos afetava diretamente a capacidade das tropas napoleônicas de lutar. O rigoroso inverno e os constantes ataque russos foram os fatores que fizeram os franceses recuarem. Dos mais de 500 mil soldados que marcharam com Napoleão, menos de 50 mil retornaram para a França.
Os portugueses mantiveram relações comerciais com a Inglaterra, e Napoleão ordenou às suas tropas a invasão de Portugal. Isso fez com que a família real se mudasse para o Brasil. O Bloqueio Continental foi extinto em 1813, junto do fim da Era Napoleônica.
Napoleão queria ser coroado na data em que ascendeu ao poder, o que não foi possível devido à diferença ao calendário da Igreja; ser coroado pelo papa implicaria que o poder de Napoleão derivava dele, o que contradizia a Constituição. A solução se deu com Napoleão coroando a si mesmo.
A tática que era usada pelo grande estrategista, Napoleão Bonaparte, era ter um grande exército de massa sempre se movimentando com grande velocidade, recorrendo a ofensiva como surpresa, o que era decisivo na luta da infantaria, na luta travada corpo a corpo, tendo como arma fundamental a baioneta.
Em 1812, a Rússia rompeu o Bloqueio Continental, o que ocasionou a invasão das tropas francesas sobre o país. O combate entre França e Rússia foi desgastante.
Bonaparte agora tinha comando absoluto da França e havia expandido seu novo império ao conquistar a Bélgica, os Países Baixos, a Suíça e boa parte da Alemanha ocidental e o norte da Itália.
O que acontecia com os países que não aderiram ao Bloqueio Continental?
Dom João VI transferiu a Corte portuguesa para o Brasil em 1808 devido à pressão napoleônica, fortalecendo os laços entre Portugal e sua colônia. A Rússia se recusou a aderir completamente ao bloqueio, levando à invasão francesa em 1812 e contribuindo para a queda de Napoleão.