Sua função é oferecer situações didático-pedagógicas aos professores regentes para que eles possam planejar e desenvolver o uso das tecnologias de informação e comunicação e, dessa forma, estimular o processo de aprendizagem e a fluência na adoção dessas tecnologias.
Qual é o objetivo geral da eletiva de cidadania e cultura digital?
A eletiva prevê que o aluno pode tornar-se um multiplicador do conhecimento obtido em sala de aula. “As atividades propostas envolvem a produção de material que possa educar outras pessoas com as quais o estudante convive.
Qual o objetivo da cultura de tecnologia no ensino?
CULTURA DIGITAL OBJETIVOS: Propiciar aos estudantes o conhecimento básico acerca das diferentes possibilidades de comunicação e interação digital na atualidade. Reconhecer o ciberespaço como ambiente para o exercício da curiosidade intelectual. Conhecer a Cultura Digital bem como suas linguagens e tecnologias.
A tecnologia digital permite gerar uma grande quantidade de dados educacionais. É possível identificar temas e conceitos nos quais os estudantes apresentam maior facilidade ou dificuldade de compreensão, bem como verificar o desempenho da turma e de cada aluno, individualmente.
Inclusão digital é um esforço para garantir que todos possam participar, contribuir e se beneficiar do mundo digital. Os órgãos governamentais têm papel central nessa questão, mas a iniciativa privada também pode e deve colaborar, desenvolvendo soluções inclusivas e, ao mesmo tempo, com potencial de mercado.
“Serve como elemento de informação e alinhamento do conteúdo e permite que o aluno encontre informações a respeito do que está estudando e sua conexão com a atualidade”, analisa.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
A cultura digital é justamente a relação, a conexão entre esse mundo cultural e o mundo tecnológico, principalmente com as tecnologias relacionadas ao uso da Internet. Nossos smartphones nos permitem estar em contato com um número enorme de pessoas, sejam elas parte do nosso convívio ou não.
A prática da cidadania digital diz respeito ao uso responsável da tecnologia e de ferramentas tecnológicas no mundo virtual. No século 21, é uma habilidade necessária para, entre outras coisas, proteger dados, saber como se comportar on-line e filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.
Assim, entende-se como cultura digital tudo que envolve o uso de tecnologias digitais nas relações interpessoais e na comunicação em seus mais diversos formatos e objetivos.
A cultura digital é o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. Ela inclui a forma como as pessoas interagem com computadores, smartphones, redes sociais e aplicativos, bem como essas tecnologias são incorporadas na sociedade.
O principal passo para alinhar a cultura digital e a educação é o planejamento, não apenas disponibilizando os recursos digitais necessários, mas também garantindo que a ação pedagógica seja de acordo com esse meio, ou seja, é ideal que o uso dessas novas metodologias seja adequado ao processo de ensino-aprendizado.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.
Os estudos culturais são um campo de investigação de caráter interdisciplinar que explora as formas de produção ou criação de significados e de difusão dos mesmos nas sociedades atuais.
A cultura digital tem grande influência no processo de aprendizado de crianças, jovens e adolescentes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Um dos pontos que merece destaque é que esse tipo de solução contribui para que os alunos se tornem reais protagonistas da sua aprendizagem.
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.
Inclusão digital significa democratizar o acesso às tecnologias da informação, permitindo a inserção de todos na sociedade do conhecimento. E isso significa ampliar o acesso aos meios de comunicação, a formas de obter aprendizado, e, consequentemente, a melhores condições de vida e sustento.
Qual a importância da inclusão digital para os jovens?
O processo de inclusão digital auxilia no desenvolvimento da promoção a educação, através da isenção social e apoio a comunidade assistida, norteando a utilização das tecnologias de acordo com a necessidade dos indivíduos.