A circular é um documento oficial, redigido por autoridades ou instituições, para comunicar informações de diversas naturezas. No contexto público, a circular é muito utilizada com o objetivo de comunicar assuntos internamente, informando todos os servidores envolvidos.
O presente Ofício-Circular tem por finalidade atender à determinação judicial de expedição de comunicação da sentença transitada em julgado, aos Órgãos e Entidades integrantes do SIPEC, mantendo-se inalterada a orientação fixada no Ofício-Circular nº, 14/2017-MP.
É usada para divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização pública ou privada. Nesse documento normalmente constam avisos de ordens, regras e outros assuntos que precisam chegar a todas as pessoas em um mesmo ambiente.
O ofício é um documento destinado à comunicação oficial entre órgãos públicos, empresas ou mesmo autoridades. Nele, são veiculadas ordens, solicitações ou informações que possuem valor jurídico.
Qual a função do ofício circular na área da administração?
Ofício/Ofício-Circular
Ofício é um instrumento de comunicação escrita e formal com entes externos, que as autoridades endereçam umas às outras, ou a particulares, e que se caracteriza por obedecer a determinada fórmula epistolar. Cada ofício deve abordar um único assunto.
O que é circular? A circular é um texto técnico que serve para realizar um comunicado interno aos integrantes de determinado local, usado em empresas, órgãos públicos, condomínios e demais instituições de organização coletiva.
A circular é um gênero de texto da área empresarial. Empresas se utilizam da circular para se comunicarem internamente, com os seus colaboradores. Nesse gênero, são abordados temas mais gerais. A circular possui a seguinte estrutura: cabeçalho, número, local e data, ementa, vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura.
O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.
O papel ofício é um tipo muito semelhante ao tradicional A4. Dessa forma, ele também é bastante utilizado para impressões e anotações. A diferença é que, ao contrário do papel carta, o ofício é um pouco mais longo do que o A4, apresentando uma área maior para a impressão.
Qual a diferença entre memorando ofício e circular?
Enquanto o memorando é voltado para dentro da instituição, isto é, a sua comunicação interna (entre departamentos, diretorias, coordenações etc), o ofício é destinado a circular fora da instituição (entre órgãos diferentes do serviço público, por exemplo).
Círculo é uma figura geométrica plana composta por todos os pontos a uma distância igual ou menor que r de determinado centro P. Muitos objetos têm o formato de círculo: relógios, espelhos, pratos, botões, chaveiros, adesivos, etc.
Movimento circular é o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo ao longo de uma trajetória circular de raio constante. Esse movimento pode ser uniforme, caso a velocidade de rotação seja constante, ou variado, caso sua velocidade sofra variações ao longo do tempo.
Um ofício pode versar os mais diversos assuntos: comunicar decisões da administração, pedir dados, fazer convocatórias, e tantos mais. Um ofício-circular é tão-só uma carta de uma entidade pública com um mesmo texto dirigido a vários destinatários.
Qual diferença entre ofício-circular e ofício padrão?
Nesse caso, as siglas ou os nomes dos órgãos a que o documento se destina podem ser adicionados no rodapé. Ofício conjunto: é um documento enviado conjuntamente por mais de um órgão a somente um destinatário. Ofício conjunto circular: é um documento enviado conjuntamente por mais de um órgão a vários destinatários.
Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto. Esse tipo de documento costuma ser utilizado por locais que precisam ter um registro e controle das notificações enviadas, como as repartições públicas.
Sulfite, também chamado de apergaminhado, Off-Set ou papel ofício, é o tipo de papel branco comum, utilizado em impressoras e fotocopiadoras. Pode ter várias cores e tamanhos, sendo o mais comum e conhecido o A4 (21 cm X 29,7 cm) branco.
Na realidade, ele é um documento estruturado que desempenha um papel crucial na comunicação entre organizações, profissionais e instituições. Neste artigo, explicaremos tudo sobre esse tema, bem como exemplos de Ofício para você compreender a sua aplicação prática.
Os memorandos circulares, expedidos pelo Coordenador da Coordenação de Apoio Técnico Pericial, tem por objetivo estabelecer procedimentos, rotinas e os fluxos das atividades administrativas realizadas dentro da CATEP.
Ela vem do latim ex officio, que significa "por lei, oficialmente, em virtude do cargo ocupado". Se diz que o ato de um administrador público ou de um juiz foi "de ofício" quando ele foi executado em virtude do cargo ocupado: sem a necessidade de iniciativa ou participação de terceiros.
De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.