Qual é o objetivo principal do projeto político pedagógico?
O PPP serve como um direcionamento para a equipe de gestão escolar, mostrando o contexto sociocultural da escola, as ações previstas para os próximos anos, os desafios e os caminhos a serem percorridos para superá-los. Ele precisa ser elaborado por todas as instituições educacionais, tanto públicas quanto privadas.
Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa, que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.
A finalidade de um Projeto Político Pedagógico é ser um guia para a escola, que indica a direção que gestores, coordenadores, professores, funcionários, famílias e alunos precisam seguir para realizar objetivos. É importante que o PPP não deixe dúvidas sobre a rota que deve ser seguida.
Quais são os princípios norteadores do projeto político pedagógico?
De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.
O que é o Projeto Político Pedagógico? Basicamente, o PPP escolar é um planejamento elaborado internamente com orientações que devem guiar a relação ensino-aprendizagem durante o ano letivo. Nesse sentido, ele deve ser um documento formal, mas construído coletivamente pela comunidade escolar.
Projeto Político Pedagógico [AULA 01] - PPP ATUALIZADO
Qual o objetivo do projeto político pedagógico na escola?
O PPP oferece condições para que a escola se organize, consiga identificar os desafios a serem superados e coloque em prática as estratégias definidas para alcançar seus objetivos. Justamente por ser um documento tão completo, ele é uma ferramenta que auxilia na gestão da escola ou instituição de ensino.
Qual é o significado do projeto político pedagógico?
O Projeto Político Pedagógico (PPP), ou Projeto Pedagógico, é um documento que reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola. Ele deve ser elaborado obrigatoriamente por toda instituição de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Uma das principais características do PPP é que o documento precisa refletir a realidade da escola. Por isso, é preciso olhar para o panorama atual da instituição a cada avaliação para entender se ajustes serão necessários para atender a situação atual.
O projeto político pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar. Ele determina, em linhas gerais, quais os grandes objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.
Quais são os elementos que compõem o projeto político pedagógico?
A autora aponta como elementos básicos: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.
São os valores que a escola quer transmitir, o que a escola acredita e onde desejam chegar, como desejam participar na evolução dos alunos em sua formação acadêmica e biólogica, como seres pensantes, críticos e independentes.
Qual a importância do projeto político pedagógico para o ambiente escolar?
O Projeto Político Pedagógico é imprescindível para a realização das atividades e do crescimento da instituição de ensino, pois é um documento que estabelece não apenas o que deve ser realizado, mas como isso precisa ser feito. Logo, a escola será capaz de alcançar seus objetivos de forma satisfatória.
O Projeto Pedagógico é um documento que traz unidade em relação a intencionalidade educativa da escola, pois fortalece a identidade da escola, esclarece sua organização, define objetivos para a aprendizagem dos alunos e, principalmente, define como a escola irá trabalhar para atingi-los.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento obrigatório para qualquer instituição de ensino brasileira, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Ele deve orientar as atividades no decorrer do ano letivo.
Para que o PPP seja redigido de maneira precisa, ele deve conter uma visão geral sobre a instituição, especificando quais são as suas particularidades, que competências quer desenvolver nos alunos e como deseja fazê-lo.
A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) justifica-se em termos legais, pelo cumprimento do Artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de 20 de dezembro de 1996, e, em termos pedagógicos, pela própria necessidade da construção e consolidação de uma identidade institucional.
O que diz a LDB sobre o projeto político pedagógico?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seus artigos 12, 13 e 14, atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar, de forma democrática, seus Projetos Pedagógicos.
Quem é responsável pela elaboração do projeto político pedagógico?
Normalmente quem está envolvido nesse processo é o coordenador pedagógico. Ele ajuda na coordenação das reuniões que listarão os principais pontos que devem estar presentes no PPP. Ele deve ajudar para que o documento seja elaborado de forma colaborativa, dando voz a todos os envolvidos.
Quais são os itens que compõem o projeto político pedagógico?
Segundo especialistas, a elaboração do projeto político-pedagógico precisa contemplar a missão, a clientela, dados sobre aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação da escola.
As informações constantes no PPP são de caráter privativo do trabalhador, constituindo crime nos termos da Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995, práticas discriminatórias decorrentes de sua exigibilidade por outrem, bem como de sua divulgação para terceiros, ressalvado quando exigida pelos órgãos públicos competentes.
Quais são os pilares do projeto político pedagógico?
São princípios do PPP: a participação, a gestão democrática, a autonomia e o trabalho coletivo. Participar implica em assumir a responsabilidade em conjunto, pos- sibilitar o diálogo, construir o consenso necessário à elaboração de um plano de ação coletiva.
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção do curso de graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem da Graduação, respeitando os ditames ...