Os objetos culturais — são reais, estão na experiência; são positiva ou negativamente valiosos e conhecidos mediante o processo gnosiológico da compreensão, por meio do método empírico-dialé tico (Ciências Humanas).
[...] Objetos Culturais são aqueles aos quais o homem acrescentou a marca de sua individualidade, objetos que passaram da natureza para a sociedade, numa trajetória do dado ao construído, num trabalho de va- loração evidente, numa transposição progressiva da categoria natural para a categoria cultural.
Exemplos de bens móveis da cultura material: pinturas, esculturas, roupas de festividades populares, utensílios religiosos, peças de decoração e muitos outros objetos que preservem os valores e costumes de um povo e que possam ser levados de um lugar a outro.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Desta forma, entende-se como bens culturais ou objetos culturais todas aquelas manifestações materiais ou imateriais dotados de significações pela sociedade que os criaram.
Além de suas funções utilitárias e estéticas, os objetos são importante fonte para entendimento de uma época, pois são testemunhas de um cotidiano, de um determinado tempo e estão ligados aos processos históricos e culturais da sociedade.
A cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.
No contexto escolar, as mostras culturais podem se transformar em uma importante ferramenta para a celebrar a educação e valorizar a busca pelo conhecimento, bem como promover a formação cultural e o crescimento intelectual de pessoas de todas as idades.
Pinturas, esculturas, artesanatos, arquitetura, paisagismo, fotografia, intervenções humanas na paisagem natural, literatura, entre outras formas ou fazeres culturais que existem fisicamente, podem ser considerados elementos culturais materiais.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.
O objetivo da elaboração de um projeto cultural é transmitir esses tipos conhecimentos para o público visando a sua aprovação e a cativação dos meios meios necessários à execução.
Um projeto de evento cultural é caracterizado por encontros e reuniões voltados geralmente para um grupo que contenha o público-alvo do projeto cultural. São realizados por artistas individuais ou em grupos, que desejam apresentar alguma manifestação cultural e artística para seus expectadores.
As atividades culturais têm por objetivo promover a divulgação das práticas artísticas individuais e coletivas que incentivem a disseminação do interesse nas artes e propiciem o aprimoramento das habilidades artísticas entre estudantes e servidores/as do IFPR, além de difundir os aspectos dos usos e costumes locais/ ...
O desenvolvimento da cultura nas comunidades trabalha de forma positiva no encontro com a identidade. Através da arte e de suas expressões, as pessoas passam a valorizar outros modos de fazer, pensar, se expressar e viver o mundo, diferente daqueles que conhece. Isto tem a ver com pertencimento.
Centros culturais são espaços que incentivam e reúnem diversas atividades de arte e cultura através de cursos e oficinas, espaços para exposição de acervos culturais e artísticos, anfiteatro para apresentações de musicais, peças teatrais e dança, além de contar com biblioteca e área de convivência.
Mediação cultural é uma atividade educativa que visa revelar os significados e as relações através do uso de objetos originais, de experiências em primeira mão, de meios ilustrativos ao invés de simplesmente comunicar a informação factual.
Entretanto, para a Sociologia, ela é a base sobre a qual as sociedades humanas constroem seus diferentes modos de vida. E por meio da cultura que buscamos soluções para nossos problemas cotidianos, interprotamos a realidade que nos cerca e produzimos novas formas de interação social.
De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.
“A cultura cria formas especiais de comportamento, muda o funcionamento da mente, constrói andares novos no sistema de desenvolvimento do comportamento humano…