Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF15AR04?
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF15AR05?
A habilidade EF15AR05 consiste em: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15AR03?
A habilidade EF15AR03 consiste em: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
A habilidade EF01CI04 consiste em: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15AR09?
Elementos da linguagem -- (EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado e (EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.)
A habilidade EF15AR08 consiste em: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01AR01?
(EF01AR01) Conhecer e apreciar o desenho e a construção como modalidades das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e ampliar seu repertório imagético.
Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15AR13?
A habilidade EF15AR13 consiste em: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
O Componente Curricular Arte, no 4º ano, busca desenvolver as habilidades que contemplam objetos de conhecimento voltados para as produções artísticas (Artes Visuais, Dança, Música Teatro e Artes Integradas) presentes na cultura local e regional (arte do Espírito Santo, incluindo as mulheres artistas e os artistas de ...
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
No caderno de desenho, criar uma composição artística livre usando fios de linha e cola. Pode formar o desenho que quiser usando fios de lã ou linha grossa. Criar livremente, pode ser uma forma ou objeto conhecido ou não, apenas colar criando formas de acordo com a criatividade e imaginação. Boa atividade!
EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01ER05?
Sentimentos, lembranças, memórias e saberes (EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um. (EF01ER05RS-01) Manifestar e acolher pensamentos, lembranças, memórias e saberes culturais e religiosos na sala de aula.
A habilidade EF15LP17 consiste em: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição / criação, execução e apreciação musical.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01HI04?
A habilidade EF01HI04 consiste em: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós. EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um. EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
Qual o objeto de conhecimento do Ensino Religioso?
Atualmente, o Ensino Religioso tem por objetivo propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das diferentes religiões existentes na sociedade, explorando os conteúdos de maneira interdisciplinar, com atividades que estimulem o diálogo e o respeito entre religiões.