Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá.
Oxaguian é um guerreiro extrovertido e inovador, e foi o Rei do povo de Èjìgbò. É dono do odó (pilão) e usa a idà (espada). Seu número é o 8 (Odù éjì onílè: proteção).
Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá. Nesta caída responde Oxaguiã, Obatalá e Airá.
COMO DESCOBRIR SEU ODU Para saber seu odu, é só somar sua data de nascimento. Por exemplo, se você nasceu em 31/06/1965, é só somar 3+1+0+6+1+9+6+5=31. Como os odus vão de 1 a 16, some 3+1=4.
Ìrókò é o Òrìsà que mora na árvore gameleria branca, dotado de grande generosidade e responsabilidade. Usa o ókó (lança) e o ìko (palha-da-costa). Seu número é o 12 (odù Èjìlá Seborà).
Cada pessoa tem cinco odús, quatro deles são referentes à sua vida material e um ao seu caminho espiritual. O de nascimento (que é o espiritual), qualquer pessoa interessada pode saber através de números qual é seu odú.
Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami.
Oxaguiã tinha uma grande paixão por inhame pilado, comida que os iorubás chamam iã. Elejibô comia deste iã a todo momento; comia de manhã, ao meio-dia e depois da sesta; comia no jantar e até mesmo durante a noite, se sentisse vazio seu estômago!
Número 8. São pessoas determinadas , focadas e com uma relação muito forte com o sucesso financeiro e profissional, já que é um número voltado ao campo material.
O número 8 é frequentemente considerado o número da prosperidade financeira na numerologia. É associado a ambição, poder e sucesso material. No entanto, as pessoas com o número 8 também podem enfrentar desafios únicos relacionados ao dinheiro. O paradoxo reside na possibilidade de temer o próprio sucesso financeiro.
A Numerologia de outubro traz a poderosa vibração do 8, número do reconhecimento, do status, da prosperidade financeira e do sucesso. Por isso, é a vibração que traz a essência das conquistas materiais e emocionais como realizar algum sonho que tem um estimado valor pessoal.
A saudação a Oxalá é “Epa Oh Babá, Odu a Babá”. Os filhos de Oxalá são descritos como pessoas remosas, lentas e perfeccionistas, com forte senso ético (procurando fazer as coisas corretamente), evitando práticas prejudiciais.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
Para saber seu odu, é só somar sua data de nascimento. Por exemplo, se você nasceu em 31/06/1965, é só somar 3+1+0+6+1+9+6+5=31. Como os odus vão de 1 a 16, some 3+1=4.
Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.
O Odù Ofun Nagbe fala da prosperidade do Sacerdote, fala que aquele que trabalha corretamente terá uma vida tranquila, assim como aquele que possui Ikin nunca lhe faltara o alimento (Odù Idin Ka). Um verso do Odù Ogunda Ogbe orienta sobre o dia do Ose semanal, um dia da semana deve ser reservado para cuidar dos Òrìṣàs.
Hoje é dia de mergulhar nas previsões do Odu Ossá número 9 e sentir a influência poderosa de Iansã! 🌪️✨ O Odu Ossá traz uma aura de ambição e visão clarividente nesta Quinta-feira. Sob a regência de Iansã, a esperança se fortalece enquanto a Lua Crescente irradia paz no meio do caos.