Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. Também é rico em ácidos graxos essenciais e pode ajudar no controle do colesterol bom.
“Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, “desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas.”
Mas qual é a melhor gordura? É o AZEITE DE OLIVA VIRGEM, rico em gordura monoinsaturada. Suporta o aquecimento de até 200 graus durante 6 minutos sem perder suas propriedades, e mantendo 80% de seus compostos fenólicos. É ideal para usar em cocção, pois não gera produtos tóxicos com essa temperatura.
Embora o óleo de canola seja nutricionalmente superior ao girassol. Essa familiaridade, que se traduz em sensação de inocuidade (ausência de contaminantes biológicos, químicos ou físicos no alimento), fez com que o girassol estivesse presente em muitos produtos, chegando até mesmo a substituir o palmito.
2 RAZÕES CIENTÍFICAS PARA VOCÊ ABANDONAR O ÓLEO DE COZINHA HOJE. (Tiago Rocha).
Qual o óleo que faz menos mal à saúde?
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."
O óleo de canola não é uma opção perigosa para a saúde, mas o consumo desenfreado também não é aconselhado. Embora o óleo de canola produza menos substâncias tóxicas do que o óleo de girassol e o de milho ao ser submetido ao calor (nas frituras, por exemplo), ainda assim seu consumo deve ser moderado.
Em primeiro lugar, a melhor opção para cozinhar é aquela que for mais natural possível. Pensando nisso, os óleos vegetais refinados, que são fontes de gorduras poli-insaturadas, como óleo de soja, milho, girassol e canola ficam de fora. Estes óleos além de altamente inflamatórios para o corpo, prejudicam a nossa saúde.
O que É mais saudável banha de porco ou azeite de oliva?
O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.
A banha de porco é considerada bem mais saudável que o óleo de soja. A gordura de origem animal é fonte de ácidos graxos mono e poli-insaturados, compostos que são considerados benéficos para a saúde cardiovascular.
Esses ácidos graxos ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo para a saúde cardiovascular. A banha de porco também é uma fonte natural de vitaminas e antioxidantes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Qual o óleo mais saudável para quem tem colesterol alto?
Entre as três opções, o azeite de oliva extravirgem é o melhor. “Protege o coração e reduz o risco cardiovascular. A dieta do mediterrâneo comprovadamente protege o coração e isso ocorre, em parte, devido ao uso do azeite em quase tudo, inclusive, para cozinhar”, afirma a endocrinologista.
De acordo com a nutricionista Priscilla Primi, colunista do GLOBLO, do ponto de vista da saúde cardiovascular, a margarina é melhor do que a manteiga. — A manteiga é um produto de origem animal, rico em gorduras saturadas.
As gorduras de derivados animais, como banha de porco, são ricos em colesterol, um dos principais causadores do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Derrame, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Renal e Retinopatia (cegueira).
O azeite extravirgem pode ser a opção mais saudável para frituras, porém, quando usado em temperaturas mais baixas (até o limite de 190ºC). É um dos principais itens da dieta mediterrânea. Óleo de milho: possui ácidos graxos poli-insaturados em sua composição, o que o torna ideal para fazer frituras.
A banha de porco é mais saudável que o óleo vegetal? Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal.
O consumo de gorduras trans está associado a 500 mil mortes anuais por doenças cardiovasculares, de acordo com levantamento da OMS. Doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral), angina e infarto estão entre as principais desencadeadas por uma alimentação com alta ingestão de gordura trans.
Dada a rica composição do azeite em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, é geralmente considerado uma opção mais saudável do que a manteiga, especialmente para o coração e a saúde geral. No contexto de uma dieta equilibrada, o azeite pode ser uma excelente escolha para cozinhar e como tempero em saladas.
Qual é o melhor óleo para cozinhar Segundo as nutricionistas?
Porém, para a nutri, as melhores opções de óleo do mercado são os óleo de milho e óleo de girassol. Ela conta que eles têm menos residual e são menos modificados em laboratório antes de chegar no consumidor final, fazendo com que sejam alimentos mais naturais.
Como grande parte dos óleos vegetais, o óleo de soja é altamente refinado. Esse processo, entretanto, pode contribuir para a oxidação do óleo. O excesso de compostos oxidados no organismo pode resultar em diversos problemas de saúde, incluindo as doenças cardiovasculares e a diabetes tipo 2.
"O óleo de girassol é o que menos altera, tanto sabor, quanto cor e cheiro do alimento. Para a maioria dos preparos, como assados e grelhados, o óleo de girassol seria nesse quesito o melhor.