Segundo a mitologia, Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte, pois ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que eles possam se livrar do peso que sofreram em sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.
Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).
Então, Ikú é uma palavra da língua yoruba que significa morte, identificado no jogo do merindilogun pelo odu owarin. É o único Orixá que incorpora em toda cabeça humana.
A morte na umbanda é vista como uma passagem para um novo estágio espiritual, onde o espírito desencarna do corpo físico e segue em direção à evolução espiritual. Na umbanda, a morte não é encarada como um fim absoluto, mas sim como um processo natural e necessário para o desenvolvimento espiritual.
As Religiões de Matrizes Africanas possuem três orixás que estão relacionados com a morte: Nanã, a orixá progenitora da vida e da morte, a mãe do morto, considerada como a própria morte, Oyá que deu a luz a um egum, criou o rito do axexê e é a orixá que leva o balaio do morto e Omolú, que representa a terra que come os ...
Umbanda. Na umbanda, acredita-se na reencarnação que pode acontecer em sete locais diferentes, regidos pelos orixás. Após a morte, o espírito é atraído para um desses mundos. A umbanda se assemelha do espiritismo, pois acreditam que a reencarnação é uma forma de evoluir.
O número 7 é ligado ao Odù Òdí. Odù é o elemento indicativo da personalidade e do destino que determina as extensões e os limites a serem vividos aqui no Àiyé (mundo). Também chamado de signo do oráculo de Ifá, o Odú é o regente da vida.
Para o Candomblé, o número 13 é ligado ao odù Éjì Ológbon, que é ligado a Omolu e Nàná, Orixás que representam transformção. Tabu para uns, sorte para outros. O fato é que as superstições aumentam o pavor ou desdém a respeito do assunto.
Se você nasceu sob a proteção desse Orixá, sua personalidade é a de um líder, pois tem muita facilidade para se decidir, além de demonstrar coragem e autoconfiança. Por outro lado, não gosta de ter horários.
O alemão Josef Mengele, médico das SS, conduziu "experimentos" médicos desumanos e, muitas vezes, fatais em prisioneiros em Auschwitz. Mengele se tornou o mais conhecido dos médicos nazistas que conduziam "experimentos" em campos de concentração. Ele era conhecido como o “anjo da morte”.
Na cultura ocidental, a Morte é frequentemente associada a esta figura, de aspecto semelhante ao enraizado no século XV. No oriente é chamada de Iama, Enma, ou mais recentemente, Shinigami (deus ou anjo da Morte na mitologia japonesa).
O predador recém-descoberto foi batizado de Thanatotheristes degrootorum — o início do nome é o termo grego para "ceifador da morte", fazendo referência à figura da morte encapuzada. "Escolhemos um nome que representa o que foi esse tiranossauro na época em que vivia no que hoje é o Canadá.
Ewá é próspera, e é irmã de Oxumaré senhor do arco-íris, por isso possui assim como Oxumaré uma serpente como símbolo. Conta um mito yorubá, como Ewá enganou a morte e ganhou o dom da vidência.
Ikú, a Morte, é um Orixá, designado por Olodumare para uma função derradeira. Existem e são raríssimas, pessoas de Ikú que, evidentemente, não são iniciadas, cumprem normalmente seu destino e tem funções específicas num Ilê Axé.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
E a segunda-feira é apontada como dia de Exu, o orixá que inicia tudo na umbanda, “que abre os caminhos, que precede todos os rituais”, como diz mãe Dai de Oxossi. As segundas também são apontada como dia de Omulu, que ainda pode ser chamado de Obaluaê.
Características do Orixá: Ògún é audaz e irrequieto. É chamado no Candomblé de Olú Irin (Senhor dos metais) e na Umbanda, de Beira-Mar, Rompe-Mato e outros. Seu número é o 3 (Odú étàògúndá –coragem).
Quando ocorre a morte encefálica, não existe mais a consciência do paciente. Ele não consegue mais pensar ou perceber o meio ao redor. Ele deixa de existir como pessoa e seus órgãos fora do sistema nervoso continuam funcionando de forma artificial”, afirma Duarte.
No Candomblé, a morte não significa a extinção total, ou aniquilamento. Morrer é uma mudança de estado, de plano de existência; fazendo parte do ciclo, ao mesmo tempo religioso e vital, que possui início, meio e fim.